Dinis Pinheiro e o arquiteto Pawell Martyn Liberman visitam a exposição
Parlamento lança exposição "Bens tombados da Assembleia"

Presidente e convidados inauguram mostra de bens tombados

Exposição integra atividades comemorativas dos 40 anos do Palácio da Inconfidência

13/03/2012 - 20:20

Acompanhado do arquiteto Pawell Martyn Liberman, autor do projeto arquitetônico do Palácio da Inconfidência, sede do Legislativo mineiro, e do engenheiro Benedicto Julio Valladares, responsável pela execução da obra, além de outros convidados, diretores e servidores, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), visitou, na tarde desta terça-feira (13/3/12), a exposição “Bens Tombados da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais”, inaugurada como parte das atividades comemorativas do aniversário de 40 anos do prédio.

A mostra reúne obras de premiados artistas nacionais e estrangeiros, como Sérgio Rodrigues, Yara Tupynambá, Vico Magistretti, Jorge Zalszupin, Enrico Dominici, Amilcar de Castro, Charles Eames e George Nelson.

A modernidade do edifício tombado pelo patrimônio municipal em 2009, suas amplas e confortáveis salas, a nobreza de seu mobiliário e o painel “Minas do Século XVII ao Século XX”, da artista plástica Yara Tupynambá, na Galeria de Arte, foram elogiados pelo presidente e seus convidados. Guiados pela curadora Rosilene Guedes, da Gerência de Manutenção e Obras, eles iniciaram a visita a partir do Plenário, logo após o encerramento da solenidade comemorativa.

Entre outros espaços, eles visitaram a Sala Presidente Manoel Costa, privativa dos deputados; a capela; o Salão Nobre, ornamentado com retratos a óleo de todos os ex-presidentes e com lustres de cristal e aço; a Galeria de Arte e o hall do edifício.

Aos 82 anos de idade, acompanhado pelos filhos, o arquiteto Pawell Martyn Liberman declarou-se “emocionado” em retornar ao edifício que projetou, afirmando que "o que faz uma obra ser grande é o tempo” e, segundo ele, o tempo demonstrou a importância do Palácio da Inconfidência. Na Galeria de Arte, Pawell sentou-se e posou para fotos, ao lado do presidente, na “Cadeira Mole”, desenhada pelo premiado designer Sérgio Rodrigues.

Interface - Ao longo de todo o percurso, ele ouviu atento as explicações da servidora Rose Guedes, que falou sobre a preocupação da direção da Casa com a questão da acessibilidade para as pessoas com deficiência ou com necessidades especiais. Além disso, ela citou o empenho da administração em fazer uma interface do prédio com a Praça Carlos Chagas, mais conhecida como Praça da Assembleia. “Essa era mesmo a ideia original”, lembrou o arquiteto.

O agendamento de visitas guiadas pode ser feito no Centro de Apoio ao Cidadão (CAC), no hall de entrada do Palácio da Inconfidência, pelos telefones 2108-7700/7240 ou pelo e-mail cac@almg.gov.br. A exposição fica em cartaz até o dia 30 de março.