Marcelo Barbosa salientou a importância da conciliação para resolver conflitos nas relações de consumo

Procon Assembleia apresenta balanço de 2011

O relatório de atividades do órgão contabiliza mais de 90 mil atendimentos no ano passado.

13/03/2012 - 15:04

O gerente-geral do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, apresentou à Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, nesta terça-feira (13/3/12), o balanço das atividades do órgão em 2011. O Procon, que completa 15 anos no próximo mês de outubro, mantém a média de 90 a 100 mil atendimentos por ano. Em 2011 foram 90.802 atendimentos, entre presenciais, por telefone, internet e correio eletrônico. 

A novidade, no ano passado, segundo Marcelo Barbosa, é que as reclamações sobre os serviços de telefonia ultrapassaram as queixas dos cartões de crédito, que sempre foram os campeões. Entre os produtos, destacaram-se as reclamações sobre o prazo de entrega de móveis e eletroeletrônicos. O relatório traz, ainda, os números das outras ações desenvolvidas pelo Procon, como o projeto de Educação para o Consumo e as várias pesquisas de preço, realizadas periodicamente.

O responsável pelo Procon Assembleia também falou aos deputados sobre o lançamento do Procon On-line, em parceria com câmaras municipais da Região Metropolitana de Belo Horizonte, e também sobre a campanha "Conciliar é bom e faz bem”, lançada recentemente. Marcelo lembrou que 73% das demandas que chegam ao Procon geram conciliação, quando a média no Judiciário é de 30%.

O deputado Duílio de Castro (PMN) elogiou: “O trabalho do Procon enaltece o papel da Assembleia e muito ajuda os mineiros”. A deputada Liza Prado (PSB) disse que vai continuar o empenho junto ao presidente da Assembleia para que seja providenciado um ônibus que funcione como uma unidade móvel do Procon, para ser usado principalmente nas ações junto às escolas. “Precisamos formar cidadãos conscientes de seus direitos desde cedo”, alertou.

Consulte a lista de todas as proposições analisadas.