Procon orienta sobre cuidados ao comprar chocolates e peixes

Procon da Assembleia reforça necessidade de verificar condições de armazenamento e indica site da Anvisa para consultas.

08/03/2012 - 13:14

Nesta época do ano que antecede à Páscoa, o consumo de chocolate e de peixes aumenta consideravelmente. O Procon Assembleia, que periodicamente faz pesquisas de preços para orientar os consumidores, alerta para a importância de alguns cuidados básicos na hora de adquirir esses produtos.

A primeira dica é pesquisar antes de comprar, pois a diferença de preços entre os estabelecimentos pode ser bem grande. Para a compra dos chocolates, os tão esperados ovos de Páscoa, o consumidor deve estar atento, também, ao local onde estão armazenados. Eles devem ficar em local fresco e arejado, sem contato direto com a luz solar e com a umidade. A embalagem deve estar lacrada, íntegra, sem furos ou amassados.

É importante, ainda, verificar, no rótulo, as informações obrigatórias, que são: data de validade, nome e endereço do fabricante e informação nutricional. Em caso de inclusão de brinquedos no interior do produto, o consumidor deve checar se a embalagem traz o selo do Inmetro e a idade recomendável para o uso do material.

Pescados - No caso dos pescados, é preciso verificar origem,  preço, validade e condições de conservação. O site da Anvisa (www.anvisa.gov.br) traz dicas a serem observadas na hora da compra do pescado.

Por fim, orienta o Procon Assembleia, o consumidor deve se lembrar de exigir sempre a nota fiscal.