Dinis Pinheiro ministra palestra a novos defensores públicos
Presidente aborda o Poder Legislativo e a Defensoria Pública em curso de preparação à carreira da instituição.
05/03/2012 - 19:09O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), ministrou palestra na tarde desta segunda-feira (5/3/12) com o tema “O Poder Legislativo e a Defensoria Pública”. A atividade, realizada na Sede da Defensoria Pública do Estado, fez parte da programação do curso oficial de preparação à carreira da instituição, oferecido aos novos defensores recentemente aprovados em concurso e empossados.
Acompanhado do deputado Sebastião Costa (PPS), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da ALMG, Dinis falou para uma turma de cerca de 30 novos servidores sobre o compromisso idêntico, assumido pelo Legislativo e pela Defensoria, com os mais pobres. “O que nos une é a mesma vocação: a Defensoria Pública fazendo a representação jurídica, e o Legislativo, a representação política dos desvalidos”, analisou.
Citando o Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade, realizado pela Assembleia no ano passado, o presidente lembrou que a Defensoria foi uma das parceiras no evento, participando ativamente das discussões e encaminhamentos. Como fruto desse trabalho, destacou, foi criado o Fundo de Erradicação da Miséria e incluída na Constituição do Estado a prioridade máxima ao combate à miséria e à redução das desigualdades.
Por fim, Dinis Pinheiro desejou sucesso aos novos defensores e reafirmou seu compromisso de manter a parceria com a Defensoria nas lutas em defesa dos mais pobres e também por melhores condições de trabalho para os servidores.
A defensora-pública geral do Estado, Andréa Tonet, agradeceu ao presidente e a Sebastião Costa pela presença no curso. Lembrou ainda dos vários momentos em que ela e outros defensores estiveram na ALMG, “construindo uma parceria memorável com o Legislativo”. Ela destacou a criação da Frente Parlamentar de Apoio à Defensoria Pública e o seminário contra a pobreza. Fez, por último, um elogio ao presidente. “Dinis Pinheiro chamou a todos nós defensores de ‘obreiros do bem’ e eu me senti como se fizesse parte de uma legião de anjos”, entusiasmou-se.
O deputado Sebastião Costa fez um paralelo entre a atuação da Defensoria e do Legislativo. “Para essas duas instituições desaguam todas as atenções, todas as demandas da sociedade, principalmente dos mais pobres”, avaliou, acrescentando que elas atuam sempre na busca do equilíbrio.