Monitores do Parlamento Jovem iniciam programa de formação

O tema da edição deste ano do projeto é Educação Cidadã.

17/02/2012 - 12:07

Os monitores que atuarão na etapa municipal do Parlamento Jovem de Minas 2012 já podem montar o seu roteiro de estudos sobre a temática da edição deste ano. O roteiro irá prepará-los para repassar os conteúdos aos estudantes do ensino médio que participarão do projeto. O tema Educação Cidadã foi dividido em três subtemas: participação coletiva no espaço da escola; função das redes virtuais na formação cidadã; e diversidade cultural: gênero, sexualidade e etnia.

Os monitores poderão consultar, no blog do Parlamento Jovem de Minas, os mapas de estudo referentes a cada um dos subtemas para montar o seu próprio programa de formação, que deverá ser cumprido dentro dos prazos previstos no calendário geral do projeto. A seleção dos materiais para formação dos monitores considerou a amplitude de cada subtema e a diversidade de abordagens dadas às temáticas, mas, ainda assim, constitui uma leitura básica, que poderá ser complementada com indicações que estão na páginda do projeto.

Os mapas estão organizados em eixos de estudo, que apresentam conteúdos e subsídios para discussões específicas. Cada eixo é acompanhado por referências diversificadas: videoaulas do Kit Cidadania e/ou outros vídeos de interesse, textos de livros e revistas científicas, sites de interesse e referências a legislações, programas e políticas públicas. Além dos mapas relacionados aos conteúdos temáticos, está disponível também um mapa de estudo de formação básica, dividido em dois eixos: conteúdo teórico e conteúdo prático. O primeiro sugere materiais sobre temas como democracia; direitos e deveres do cidadão brasileiro; estrutura, funcionamento e limites de atuação do Poder Legislativo e de seus membros; entre outros tópicos. O segundo eixo traz um roteiro sobre como desenvolver uma oficina, abordando desde a definição de objetivos até a estrutura básica de uma atividade.

Entre os materiais disponíveis, estão também as 16 videoaulas do Kit Cidadania. A importância da participação política; a estrutura do Estado; os Poderes Legislativo; Executivo e Judiciário; representação política, eleições e voto e formas de organização social são alguns dos temas abordados nas videoaulas.

Curso a distância – Continuam abertas, até o dia 29 de fevereiro, as inscrições para o curso a distância Dilemas da Cidadania no Brasil, destinado aos monitores do Parlamento Jovem de Minas, com o objetivo de complementar sua formação, visando a sua participação nesta edição do projeto. As indicações dos nomes dos participantes só poderão ser feitas pelas coordenações municipais do PJ, através de e-mail da Escola do Legislativo, com os seguintes dados: nome completo, endereço completo, e-mail pessoal e CPF dos monitores indicados. Mais informações pelo telefone (31) 2108-3400, com Marta Parker.