Conselho da Medalha da Inconfidência será modificado
Governador Antonio Anastasia pretende reduzir número de condecorações a cada ano
14/02/2012 - 18:14O governador Antonio Anastasia pretende modificar a composição do Conselho Permanente da Medalha da Inconfidência, por meio de decreto que está sendo formatado na Secretaria de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais. A idéia foi apresentada aos atuais integrantes do Conselho em reunião realizada nesta terça-feira (14/2/12), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), que também preside o Conselho, foi representado pelo 1º-vice-presidente da Assembleia, deputado José Henrique (PMDB).
De acordo com a chefe do Cerimonial do Governo, Maria Paula Pinheiro, que apresentou a ideia de reformulação do Conselho, a intenção é reduzir o número de integrantes e de pessoas homenageadas a cada ano, além de incluir na composição oficial algumas instituições que hoje são apenas convidadas, tais como a Aeronáutica, Exército e Corpo de Bombeiros.
Durante a reunião, também definiu-se que cada um dos 16 conselheiros permanentes e sete convidados poderá indicar cinco pessoas a serem condecoradas. A indicação deve acontecer até o dia 29 de fevereiro e o decreto de concessão das medalhas deve ser publicado 45 dias antes da cerimônia. Participaram da reunião, entre outras autoridades, o desembargador Francisco Kupidlowski; o procurador de Justiça adjunto institucional, Waldemar Antônio de Arimatéia; o delegado-geral Jairo Lellis Filho e o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo.