Visita e audiência debatem queda de prédio no bairro Buritis
Encontros tratam, ainda, do risco de desabamento de outros imóveis localizados na região Oeste de Belo Horizonte.
10/02/2012 - 09:23A Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza, nesta segunda-feira (13/2/12), uma visita ao bairro Buritis, em Belo Horizonte. O objetivo é verificar a possibilidade de desabamento de prédios e casas, bem como os prejuízos causados aos moradores pelas chuvas dos últimos meses de dezembro e janeiro. O ponto de encontro será na rua Laura Soares Carneiro nºs 177, 199 e 201. A visita, solicitada pela deputada Liza Prado (PSB), está marcada para as 10h30.
Com base nos resultados da ida da comissão aos locais afetados, será realizada nesta quinta-feira (16/2/12), uma audiência pública, que terá a finalidade de discutir a queda do edifício Vale dos Buritis, assim como a ameaça de desabamento de outros imóveis construídos na região. A reunião acontece às 10 horas, no Auditório.
De acordo com o requerimento que solicitou a audiência, assinado pelos deputados Délio Malheiros (PV) e João Vítor Xavier (PRP) e pela deputada Liza Prado, a intenção é obter esclarecimentos dos órgãos públicos e da construtora responsável pela edificação quanto às razões que levaram a queda do prédio. A comissão recebe, também, especialistas em construção civil e representantes de moradores lesados pelo desabamento. Na audiência, os deputados tratam, ainda, do risco de desabamento de outros imóveis localizados na região.
Convidados visita – Para a visita desta segunda-feira, foram convidados o o coordenador Municipal de Defesa Civil, cel. PM Alexandre Lucas Alves; o presidente do Crea-MG, Jobson Nogueira de Andrade; e a presidente da Associação dos Moradores do Bairro Buritis, Fátima Gottschalg.
Convidados audiência pública – Para o debate de quinta-feira, foram convidados o juiz Titular da 16ª Vara Cível, Alexandre Quintino Santiago; a coordenadora das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural e Habitação e Urbanismo, Mônica Aparecida Bezerra Cavalcanti Fiorentino; o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Murilo de Campos Valadares; o coordenador Municipal de Defesa Civil, Cel PM Alexandre Lucas Alves; o juiz Titular da 4ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública Municipal, Renato Luís Dresch; o superintendente da Sudecap, Fernando Antônio Costa Jannotti; o presidente do Crea-MG, Jobson Nogueira de Andrade; o presidente da Copasa, Ricardo Augusto Simões Campos; o diretor da Construtora Podium, Marcos José Braz; o diretor Técnico do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, Clémenceau Chiabi Saliba Júnior; o diretor Administrativo da Estrutura Engenharia e Construção Ltda., José Teixeira Rodrigues; a presidente da Associação dos Moradores do Bairro Buritis, Fátima Gottschalg; e a advogada dos moradores do Edifício Vale do Buritis, Karen Myrna Castro Mendes Teixeira.