Indicação para Imprensa Oficial passa por Comissão Especial
Deputados aprovaram parecer favorável à indicação do engenheiro Rômulo Ferraz para dirigir autarquia estadual.
08/02/2012 - 15:47Foi aprovado, nesta quarta-feira (8/2/12), parecer favorável à indicação do engenheiro restaurador e escritor Eugênio Ferraz para o cargo de diretor-geral da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais. A aprovação aconteceu em reunião da Comissão Especial criada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais para analisar a indicação. O parecer, elaborado pelo deputado Anselmo José Domingos (PTC), foi aprovado por unanimidade.
Os parlamentares elogiaram a experiência de Eugênio Ferraz tanto na área cultural quanto na gestão pública. Nascido em São Lourenço (Sul de Minas), formou-se em Engenharia Civil na Escola de Minas de Ouro Preto. Em seu relatório, o deputado Anselmo Domingos destacou sobretudo a atuação de Ferraz como superintendente do Ministério da Fazenda em Minas Gerais, cargo que exerceu por 14 anos, a partir de 1998. “É um órgão com um orçamento anual de R$ 270 milhões e um quadro de 550 funcionários”, afirmou Domingos.
Eugênio Ferraz também dirigiu a Casa dos Contos de Ouro Preto, onde coordenou um trabalho de recuperação do acervo de documentos. Como consultor, realizou trabalho semelhante para instituições como as Alfândegas de Santos (SP), de Porto Alegre (RS) e de Manaus (AM); Teatro Amazonas e Convento dos Mercedários, em Belém (PA). É autor da obra “Monumentos Históricos Fazendários”.
Na Imprensa Oficial, Ferraz afirmou que pretende restaurar o papel de destaque que a instituição teve na área cultural, valorizando o Teatro Clara Nunes e publicações como a Libertas e o Suplemento Literário, entre outras ações. Questionado pelos deputados sobre a proposta de modernização tecnológica da autarquia estadual, o dirigente afirmou que não há possibilidade de descartar a versão impressa do Minas Gerais. “A Associação Brasileira de Imprensas Oficiais ressalta que apenas 30% da população brasileira tem acesso aos meios eletrônicos”, justificou.
Questionado pelo deputado Fábio Cherem (PSD) sobre a capacitação dos servidores da Imprensa Oficial para produzir material para a mídia eletrônica, Eugênio Ferraz afirmou que já existem treinamentos nesse sentido. O deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) lembrou que já foi aprovada a realização, no Plenário, de Reunião Especial para homenagear os 120 anos da Imprensa Oficial. Já o presidente da Comissão Especial, deputado Rômulo Viegas (PSDB), afirmou que a experiência do novo diretor da autarquia mineira é um ganho para o Estado.
Também cumprimentaram o dirigente da Imprensa Oficial os deputados Romel Anízio (PP) e Tiago Ulisses (PV). Acompanharam a reunião o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, Jorge Lasmar; o diretor do Museu das Reduções de Amarantina, Carlos Alberto de Vilhena; o secretário municipal de Planejamento de São João del Rei, José Egídio de Carvalho; o secretário do Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes, José Primeiro Teixeira Neto, entre outras autoridades.