Donativos movimentam a ALMG no segundo dia de recolhimento
Campanha recebe alimentos não perecíveis, água mineral, produtos de higiene, roupas e calçados para vítimas de chuvas.
09/01/2012 - 12:35Um volume expressivo de donativos para as vítimas das chuvas no Estado já foi recolhido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais nos dois primeiros dias da campanha realizada pela instituição. O recolhimento começou a ser feito na sexta-feira (6/1/12), no hall do prédio principal. Segundo a gerente-geral de Relações Públicas e Cerimonial da ALMG, Luisa de Marilac Luna, a importância da participação da Assembleia nessa campanha é ser mais um espaço para a entrega das doações.
“Percebemos que as pessoas se sensibilizam com o que ocorre no Estado e sentem vontade de doar, mas, muitas vezes, não sabem como e onde”, disse Luisa. Para ela, a Assembleia também contribui ao articular uma rede de colaboração e de divulgação de ações em favor das vítimas da chuva.
O que doar
Produtos como leite em pó, fraldas, água mineral e calçados são itens de maior necessidade a serem recolhidos. Podem ser doados, ainda, alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, além de roupas em bom estado. Os donativos podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, no hall do prédio principal da ALMG, na rua Rodrigues Caldas, nº 30, bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte. Todos os materiais serão encaminhados à Defesa Civil, Cruz Vermelha ou a entidades de ajuda humanitária para serem distribuídos às regiões mais afetadas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 2108-7800.
A campanha faz parte do Projeto Assembleia Solidária, realizado em parceria com as entidades dos funcionários da ALMG: Aplemg (associação dos aposentados), Aslemg (associação dos servidores), Cofal (cooperativa de crédito) e Sindalemg (sindicato). O projeto reúne um conjunto de ações para mobilizar cidadãos, entidades da sociedade civil e instituições públicas e privadas em torno de causas sociais. Instituições que desejarem apoiar e repercutir a campanha podem acessar o material de divulgação aqui.
Sobe o número de pessoas afetadas pela chuva em Minas
Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), 2.251.574 pessoas foram afetadas por temporais em todo o Estado. De outubro de 2011 até esta segunda-feira (09/01/12), 104 cidades já haviam decretado situação de emergência.
Um total de 12.875 pessoas estão desalojadas em Minas e 131 casas foram totalmente destruídas pelos temporais, segundo a Cedec. A Defesa Civil informou, ainda, que, no Estado, 12 pessoas já morreram em decorrência da chuva. Duas pessoas estão desaparecidas.