ALMG sedia assinatura de convênio de banco com entidades
Presidente da ALMG participou da reunião, quando o Banco do Brasil assinou convênios para doação de computadores
20/12/2011 - 13:49A Assembleia Legislativa de Minas Gerais sediou, nesta terça-feira (20/12/11), no Salão Nobre, a assinatura de convênio entre o Banco do Brasil (BB) e 19 entidades de vários municípios do Estado para doação de computadores. O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), dirigiu a reunião e elogiou a iniciativa do banco de incentivar a inclusão digital por meio de parcerias com entidades para permitir a instalação de telecentros comunitários.
“Ficamos felizes em testemunhar esse momento porque o convênio permite que associações que já têm um grande papel na vida das pessoas possam servir a comunidade com uma estrutura melhor”, afirmou Dinis Pinheiro, destacando ainda a relação estreita do Banco do Brasil com Minas e com a Assembleia.
A doação de computadores faz parte do Programa de Inclusão Digital do BB, criado em 2003. O diretor de Tecnologia da instituição e coordenador do programa, Doralvino Nunes de Sena, explicou às entidades que o banco periodicamente tem que substituir seus equipamentos para acompanhar a modernização do mercado, doando as máquinas trocadas. Segundo ele, cada um dos 116 mil funcionários tem um computador à disposição no banco e depois das substituições os equipamentos usados são destinados ao programa em boas condições de uso.
“Os computadores são verificados, formatados e recondicionados para atender a essas parcerias que fazemos com as entidades sociais, das quais temos muito orgulho”, disse Doralvino, para quem Minas tem dado uma resposta positiva ao programa de inclusão do banco, que tem caráter nacional. Ele citou como exemplo visita feita a um telecentro instalado no Centro de Convivência em Venda Nova, na Capital, onde disse ter visto grupos de rap da comunidade trocando informações com outros grupos pela internet. "O acesso à tecnologia é essencial".
Também participaram da reunião os deputados Ivair Nogueira (PMDB), Antônio Júlio (PMDB), Doutor Viana (DEM), Liza Prado (PSB) e Sargento Rodrigues (PDT), além do analista do programa do banco em Minas, José Ivan Ferreira Coimbra, e dos ex-deputados Ademir Lucas e Olinto Godinho.
Entidades - Em outubro outras 19 entidades já haviam sido contempladas por convênios com o Banco do Brasil, também assinados na ALMG. A formalização desta terça beneficiou as associações: Comunitária Evangélica, em Frei Gaspar; Concreta Amigos e Moradores de Palmital dos Carvalhos, em Senhora dos Remédios; de Pais e Amigos dos Excepcionais de Dom Silvério e de São Sebastião do Anta; Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais de Tabua e Vaquejada Alforges e São Felipe, em Ibiracatu; Comunitária do Bairro Santo Antônio, em Sarzedo; Comunitária de Esporte e Lazer de Carlos Chagas.
E ainda as associações dos Agricultores Familiares de Pipoca e Região, em Itaguara; Comunitária do Rosário, em Guaraciaba; Beneficente Nova Vida, em Paraopeba; Comunitária Noiva do Cordeiro, em Belo Vale; dos Moradores do Bairro Novo Horizonte, em Virgem da Lapa; e Comunitária dis Moradores de Macaúbas de Baixo, em Bonfim. Além do Centro Educacional Estevão Pinto, Assocação Profissionalizante do Menor (Assprom), Fundação Oásis Inclusão Digital Melhor Idade, Programa de Atendimento Social e ONG Brasil Melhor, todos em Belo Horizonte, e da Casa de Acolhimento da Criança e do Adolescente Luz da Eternidade, em Brumadinho.