O deputado Ivair Nogueira (PMDB), o vereador de Resplendor João Fernandes Moreira e Doralvino Nunes Sena, do Banco do Brasil

ALMG sediou assinatura de doação de micros

Mais 19 entidades receberão computadores do Banco do Brasil

06/10/2011 - 14:44

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais sediou, nesta quinta-feira (6/10/11), a assinatura de convênio entre o Banco do Brasil e 19 entidades de várias partes do Estado para doação de computadores. A reunião de trabalho foi conduzida pelo deputado Ivair Nogueira (PMDB), representando o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB). Ivair parabenizou o banco pela iniciativa, que tem por objetivo incentivar a instalação de telecentros comunitários em diversas cidades.

Cada entidade receberá dez computadores e terá autonomia para decidir qual a melhor forma de utilização dos equipamentos. O processo será monitorado por equipes do Banco do Brasil. O Programa de Inclusão Digital do banco existe desde 2003 e já beneficiou centenas de entidades. Os micros doados já foram utilizados nas agências bancárias, mas encontram-se em perfeitas condições de uso.

Quando o deputado Ivair Nogueira tomou conhecimento do programa, fez questão de divulgar, utilizando-se inclusive das redes sociais, na internet, para que novas entidades se apresentassem para receber as doações. Desse esforço do deputado resultaram os convênios assinados nesta quinta (6). Participaram da solenidade, além dos dirigentes das entidades, representantes de prefeituras e câmaras municipais.

O coordenador do programa, Doralvino Nunes de Sena, afirma que a evolução tecnológica e os constantes desafios de modernização dos serviços obrigam o banco a trocar os computadores periodicamente, por isso a empresa decidiu investir em inclusão digital. “Temos um compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a inclusão social. O acesso à internet já é considerado direito básico do cidadão”, lembra ele.

Na Associação Beneficente Jeová Jiré, de Brumadinho, por exemplo, os computadores deverão ser usados para ensinar às mulheres da comunidade a utilizarem a internet. A entidade, que já dá aulas de corte e costura gratuitas, agora pretende ajudar as costureiras e as donas de casa a usarem o computador.

Entidades - entre as entidades beneficiadas estão: Missão Ramacrisna, de Betim; Fundação Cultural e Educacional Diocesana Nossa Senhora do Carmo, do município de Campanha; Sindicato de Trabalhadores Rurais de Guidoval; Centro Municipal de Educação e Amparo à Infância de Machado; Associação de Desenvolvimento Comunitário do bairro Eucalipto, de Resplendor; Associação Beneficente Jeová Jiré e Casa de Recuperação Ebenezer, de Brumadinho; e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pains.