Dia dos Gerais é tema do último Assembleia Debate do ano
Deputados discutem a importância histórica, econômica e cultuiral do Norte de Minas na formação do Estado
19/12/2011 - 15:43O Assembleia Debate da próxima semana discute a importância do Norte de Minas na história e na formação do Estado. A região tem merecido mais políticas públicas específicas e vive um bom momento econômico. Os convidados são os deputados Paulo Guedes (PT), 3º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais; Luiz Henrique (PSDB), vice-líder do Governo; Ana Maria Resende (PSDB), vice-presidente da Comissão de Redação, e Arlen Santiago (PTB), integrante da Comissão de Constituição e Justiça. Eles falam sobre o potencial da região e sobre a recente aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria o Dia dos Gerais, transferindo a capital do Estado para Matias Cardoso (Norte de Minas), anualmente, em 8 de dezembro.
A deputada Ana Maria Resende é autora da Proposta de Emenda à Constituição do Dia dos Gerais (PEC 21), desarquivada, nesta legislatura, pelo deputado Paulo Guedes. A PEC 21, aprovada em Plenário no começo de dezembro, inclui a cidade de Matias Cardoso (Norte de Minas), entre aquelas que são, simbolicamente, capital do Estado por um dia. A parlamentar acredita que seja a hora de o reconhecimento histórico se unir a políticas públicas, garantindo um novo tempo àquela região do Estado. Ela lamenta a PEC não ter sido aprovada antes, mas acha que a bancada do Norte de Minas saiu fortalecida do processo.
Já o deputado Paulo Guedes lembra que já há dois anos tem sido feita a entrega de medalhas em Matias Cardoso, no dia de Nossa Senhora da Conceição (8 de dezembro), e critica a falta de interesse na reforma da matriz da cidade, considerada a igreja mais antiga do Estado. O relator da PEC 21, deputado Luiz Henrique, revela que, apesar das pesquisas históricas comprovarem que a região de Matias Cardoso foi a primeira a ser desbravada em Minas Gerais, mesmo antes da região mineradora, houve dificuldade na tramitação da proposta na Assembleia. O deputado Arlen Santiago acredita que a comemoração do Dia dos Gerais é o reconhecimento do Norte de Minas num processo político que começou durante o Governo de Eduardo Azeredo. Ele cita programas, como o Proacesso, do Governo estadual, como essenciais ao bom momento econômico da região.
O programa vai ao ar na última quarta-feira do ano (28/12/2011), às 21 horas, e tem reprises na quinta-feira (29), às 12 horas, no sábado (31), às 22h30, no domingo (1º/1/2012), às 13 horas, e na segunda-feira (2), às 23 horas.
A TV Assembleia é transmitida pelo canal 11 do sistema a cabo em Belo Horizonte. Consulte a sintonia no interior.