Em outubro, TV Assembleia instalou antena na Serra do Curral, para transmissão aberta

TV Assembleia vai iniciar transmissão em canal aberto

Emissora vai operar por meio do canal 35 da Região Metropolitana de Belo Horizonte, expandindo-se depois para o interior

19/12/2011 - 17:43

Durante a reunião solene de encerramento do ano legislativo, nesta terça-feira (20/12/11), no Plenário, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), vai anunciar o início da transmissão aberta, em caráter experimental, da TV Assembleia, no canal 35 da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além de permitir que qualquer cidadão tenha acesso à emissora sem pagar pelo serviço a cabo, a novidade permitirá também a sua expansão para o interior por meio de retransmissoras.

“É um marco muito importante para a TV Assembleia, que passa a ter potencialmente mais de 3 milhões de telespectadores”, afirma o diretor de Rádio e Televisão da Casa, Rodrigo Lucena. Ele explica que esta é uma fase experimental, de testes, até que a TV passe por uma vistoria e o Ministério das Comunicações libere a licença definitiva. A expectativa é de que em seis meses, no máximo, essa licença seja liberada, acredita.

Além de proporcionar maior visibilidade e mais oportunidades, a transmissão aberta confere também à TV Assembleia mais responsabilidade, uma vez que a emissora passará a ser submetida a todas as normas que regem a transmissão de TV aberta no Brasil. Durante o anúncio da transmissão , nesta terça-feira (20), por parte do presidente da Assembleia, haverá a exibição de um vídeo explicativo sobre a trajetória da emissora.

No final de outubro, a TV Assembleia iniciou a montagem dos sistemas de transmissão e radiação do canal aberto analógico que vai atender a Belo Horizonte e Região Metropolitana. O equipamento foi instalado na Serra do Curral, onde também foram montadas as antenas de transmissão.