Foi entregue um documento de manifestação de aplauso às quatro décadas do curso

Homenagem destaca qualidade do curso de Pedagogia da Uemg

Dirigentes e estudantes participaram da solenidade, que lembrou os 40 anos do curso de Pedagogia.

13/12/2011 - 15:53

A formação qualificada de professores foi destacada durante homenagem aos 40 anos do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), realizada pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na tarde desta terça-feira (13/12/11). Diretores, docentes e estudantes participaram da solenidade, requerida pelo deputado Doutor Viana (DEM), quando foi entregue um documento de manifestação de aplauso às quatro décadas do curso.

Para Doutor Viana, a educação é essencial para o crescimento e o desenvolvimento do País e o curso de Pedagogia da Uemg contribui para o fortalecimento do Estado. O parlamentar também lembrou que os pedagogos são fundamentais para o compartilhamento do saber e para a formação das crianças no campo do conhecimento.

O reitor Dijon Moraes Júnior lembrou que a Faculdade de Educação, à qual pertence o curso de Pedagogia, foi constituída em 1994, mas sua trajetória tem origem em 1928 e 1929, com a Escola de Aperfeiçoamento.

Já a diretora da Faculdade de Educação, Dolores Maria Borges, reforçou que a Universidade colabora com o desenvolvimento do Estado e afirmou que a consolidação do papel das instituições educacionais depende de vontade política. Ela fez menção ao escritor francês Marcel Proust, para quem uma verdadeira viagem de descobrimento não consiste em visitar novas terras, mas descobrir novos olhares, e desejou que essa linha continue norteando os trabalhos da faculdade.

O presidente da comissão, deputado Bosco (PTdoB), afirmou que as escolas devem contar com estrutura para tornar o trabalho dos profissionais da educação satisfatório.

Patrimônio – Os deputados Carlin Moura (PCdoB) e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) afirmaram que a Uemg é um grande patrimônio dos mineiros por ter formado muitos professores para as escolas de Minas. A universidade foi criada pelo artigo 81 dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Mineira de 1989. Sua missão é promover o ensino, a pesquisa e a extensão a fim de contribuir para a formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento e a integração dos setores da sociedade e das regiões do Estado.

Consulte o resultado da reunião