Comissão discute campanha sobre respeito ao pedestre
Objetivo da iniciativa é reduzir o número de atropelamentos em Belo Horizonte
12/12/2011 - 13:28A Campanha de Respeito ao Pedestre da BHTrans será tema de audiência pública que a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza nesta quinta-feira (15/12/11). A reunião será às 14h30, no Plenarinho IV, e foi solicitada pelo deputado Carlos Henrique (PRB).
Lançada na última terça-feira (6) pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTrans, a iniciativa tem como objetivo reduzir o números de atropelamentos na capital, por meio da conscientização dos motoristas sobre a prática e o hábito de dar preferência ao pedestre em faixas que não têm semáforo.
De acordo com justificativa apresentada pelo deputado Carlos Henrique, a campanha tem fundo educativo e é respaldada em dispositivos do Código de Trânsito. “Existem vários fatores envolvidos, dentre eles o número crescente de veículos, o excesso de velocidade, os inúmeros atropelamentos que têm reflexo na sobrecarga e na despesa dos hospitais públicos custeados com dinheiro dos cidadãos, além da questão educacional”, comentou o parlamentar ao justificar a importância de se debater o tema.
Convidados - Para discutir o assunto foram convidados o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Araújo Lacerda; o coordenador da Promotoria de Justiça Criminal, Mário Konichi Higuchi Júnior; o presidente da OAB/MG, Luis Cláudio da Silva Chaves; a delegada-geral de Polícia Civil e coordenadora de Infrações e Controle do Condutor-Detran-MG, Inês Borges Junqueira; o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar; o presidente da Associação de Pedestres de Belo Horizonte, Arthur Vianna Neto.