Curso de Pedagogia da UEMG será homenageado em comissão
A pedido do deputado Doutor Viana, curso é celebrado por seus 40 anos de fundação, em reunião nesta terça (13).
12/12/2011 - 10:36A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza, nesta terça-feira (13/12/11), audiência pública com o objetivo de reconhecer o trabalho realizado pela Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e comemorar os 40 anos do curso de Pedagogia. A reunião, solicitada pelo deputado Doutor Viana (DEM), está marcada para às 14h30, no Teatro.
De acordo com a justificativa do parlamentar, as quatro décadas da escola demonstram que, ao longo do tempo, ela contribuiu significativamente para a educação mineira. “Estou certo da complexidade do contexto educacional brasileiro, da função social da escola e de seu compromisso com os rumos da Pedagogia no País”, afirmou no requerimento.
Histórico - A UEMG foi criada pelo artigo 81 dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Mineira de 1989. Sua missão é promover o ensino, a pesquisa e a extensão a fim de contribuir para a formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento e a integração dos setores da sociedade e das regiões do Estado.
A Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais foi constituída em 1995, mas sua trajetória tem origem em 1928 e 1929, com a Escola de Aperfeiçoamento, criada na reforma Francisco Campos, empreendida no governo Antônio Carlos (1926-1930), com a finalidade de preparar diretoras de grupos escolares, assistentes e orientações de técnicos e docentes para atuação em Escolas Normais, alcançando também a educação ao nível do então ensino primário.
Em 1948, a Escola de Aperfeiçoamento transformou-se em Curso de Administração Escolar. Este, por sua vez, foi transformado em Curso de Pedagogia, do Instituto de Educação de Minas Gerais(IEMG), que, em 1989, passou a integrar a UEMG.
Convidados - Foram convidados para a audiência o reitor da UEMG, Dijon Moraes Junior; a vice-reitora, Santuza Abras; o diretor-geral do campus de Belo Horizonte, Rogério Bianchi Brasil; a coordenadora da pós-graduação lato sensu, Regina Rosa do Santos Leal; a vice-presidente do DCE da UEMG, Gabriela Carolina Rosa; a diretora da Faculdade de Educação, Dolores Maria Borges de Amorim; e a coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Cristiane Silva França.