Deputados durante visita ao hospital, que é referência no tratamento contra o câncer
Diretores de hospital pedem mais recursos para aumentar oferta de leitos em Uberaba

Deputados vão buscar recursos para hospital em Uberaba

Referência no tratamento ao câncer, o Hospital Dr. Hélio Angotti quer ampliar atendimentos no Estado

07/12/2011 - 13:06

Buscar mais recursos junto aos poderes públicos para ampliar a capacidade de atendimento do Hospital Dr. Hélio Angotti, em Uberaba, a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com câncer. Esse é o objetivo da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais que visitou, nesta quarta-feira (7/12/11), a instituição para conhecer suas instalações, atividades desenvolvidas e os pontos a serem melhorados.

Referência no Estado no tratamento contra o câncer, o Hospital conta atualmente com 106 leitos, sendo 88 credenciados para atendimento ao SUS. São tratados, atualmente, cerca de 10 mil pacientes por mês. Segundo o diretor da instituição, Délcio Scandiuzzi, embora a quantidade de leitos seja suficiente para atender a demanda dos moradores de Uberaba, o objetivo é expandir os serviços para suprir também a carência de outros municípios do Triângulo Mineiro, como Frutal e Sacramento.

Scandiuzzi defendeu que a ampliação evitaria que moradores da região e a população mineira em geral buscassem atendimento especializado contra o câncer em hospitais fora do Estado. Ele mencionou que tem sido comum a procura por esse serviço em Barretos, município paulista. “Manter os mineiros em Minas Gerais no tratamento contra o câncer é o que defendemos. E temos capacidade para isso”, afirmou.

O diretor do Hospital informou, ainda, que a instituição vem passando por ampliações nos últimos anos. Uma delas foi no atendimento a pacientes em quimioterapia, que saltou de 1.600 para 5 mil por mês. Segundo ele, o objetivo é ter 180 leitos em funcionamento até o fim de 2012. Desse total, 21 já estão em construção. A direção do hospital espera também concluir as obras de um anexo de seis andares, onde funcionará Pronto Atendimento e ambulatório.

Segundo o deputado Antônio Lerin (PSB), o Governo do Estado forneceu, em 2011, R$ 5 milhões em recursos para ampliar a capacidade de atendimento do Hospital Dr. Hélio Angotti e se comprometeu a destinar mais R$ 8 milhões em 2012. “Vamos trabalhar, agora, para obter recursos também junto ao Governo Federal com o objetivo de equipar as novas instalações que estão sendo construídas”, anunciou.

O deputado Adelmo Carneiro Leão (PT) elogiou a estrutura da instituição, afirmou que a União vem destinando recursos para a saúde, mas lembrou que a expansão das atividades é necessária porque há pessoas esperando por atendimento. O parlamentar também defendeu remuneração digna e capacitação aos funcionários. “Se a capacidade for ampliada, a instituição poderá atender a um quarto da população de Minas Gerais. Por isso, ela precisa de recursos permanentes, que devem ser financiados pelos três poderes públicos”, disse.

Também vieram a Uberaba para conhecer a realidade do Hospital os deputados Carlos Mosconi (PSDB), presidente da comissão, e Hely Tarqüínio (PV), vice-presidente. Eles são autores do requerimento para a visita, juntamente com os parlamentares Adelmo Carneiro Leão, Antônio Lerin e Doutor Wilson Batista (PSD).