Comissão volta a debater convênio Cetec/Senai

Deputados querem mais informações sobre o convênio do Estado e a iniciativa privada. Debate será nesta terça (6).

02/12/2011 - 14:17

O convênio de cooperação entre a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), o Senai-MG e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) volta a ser debatido na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Nesta terça-feira (6/12/11), os deputados dão continuidade ao debate realizado em agosto, sob o mesmo tema, e se reúnem às 10h30m, no Plenarinho III, por solicitação dos deputados Adelmo Carneiro Leão (PT) e Carlin Moura (PCdoB).

Pelo convênio, os parceiros criaram uma instituição de direito privado, chamada Cetec-Senai, que irá atuar na área abrangida hoje pelo Cetec, mas com ênfase nos projetos de interesse da indústria mineira. De acordo com o convênio, o foco será no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras e para a difusão do conhecimento científico e tecnológico no Estado.

Na audiência de agosto, o convênio foi criticado pelo deputado Adelmo Carneiro Leão, que chegou a anunciar sua intenção de questioná-lo junto ao Ministério Público, destacando o desequilíbrio entre o poder do Estado e o da Fiemg, já que o conselho gestor do Cetec-Senai terá três membros da iniciativa privada e dois do setor público. Outras críticas partiram de Carlin Moura, como o fato de a gestão ficar a cargo do Senai, enquanto servidores e ex-servidores disseram que o convênio contém irregularidades.

Convidados - Foram convidados para a audiência: o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues; o presidente da Fiemg, Olavo Machado Júnior; o presidente do Cetec, Marcílio César de Andrade; o presidente da Associação dos Servidores de Ciência e Tecnologia e de Meio Ambiente, Vander Ferreira Rodrigues; e o presidente da Associação dos Aposentados da Carreira de Ciência e Tecnologia do Estado, José Roosevelt Pereira.