Construção de via de acesso em Vespasiano será discutida
Comissão de Transporte realiza audiência pública nesta terça-feira(29) para tratar da obra que dá acesso a Cimentos Liz
25/11/2011 - 18:57Para discutir o projeto de construção de uma nova via de acesso à Empresa Cimentos Liz, em Vespasiano (Região Metropolitana de Belo Horizonte), a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas realiza audiência pública nesta terça-feira (29/11/11). Requerida pelo deputado Gustavo Valadares (DEM), a reunião será às 14h30, no Plenarinho III da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Segundo o gabinete do parlamentar, a solicitação partiu da vereadora de Vespasiano, Adriana Alves Lara, que reivindica maior transparência quanto ao projeto. Para a vereadora, a população local tem direito de conhecer melhor a proposta para que possa opinar sobre a obra a ser realizada. Além disso, afirma Adriana, a previsão no projeto de construção de apenas uma via não atende mais a Vespasiano, que teve sua frota de carros ampliada muito nos últimos anos em função do crescimento da cidade. O ideal, na avaliação dela, seria a construção de duas alças, para desafogar o tráfego local.
Projeto - Viabilizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo do Estado e a Cimentos Liz, o projeto prevê a construção de uma via que ligará a avenida Portugal, onde fica a sede da empresa, à rodovia MG-010. Estimada em cerca de R$ 10 milhões, a via terá extensão de 2,1 km e tem como objetivo retirar o trânsito de caminhões pesados do Centro de Vespasiano.
Cabe ao Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) a realização da licitação para a contratação das obras e execução do projeto. A Cimentos Liz participa como pagadora e a Prefeitura de Vespasiano se encarrega da questão ambiental e desapropriações necessárias para a realização das obras.
Convidados - Além da vereadora Adriana Lara, foram convidados para a audiência pública desta terça (29): o presidente da Feam, José Cláudio Junqueira Ribeiro; o coordenador regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios das Velhas e Paraopeba, Carlos Eduardo Ferreira Pinto; o diretor de Projetos do DER, Roger Gama Veloso; o prefeito de Vespasiano, Carlos Moura Murta; o presidente da Câmara Municipal de Vespasiano, vereador Newton Fonseca Carvalho; e o diretor-presidente da Cimentos Liz, André Corrêa.