Comissao da ALMG irá debater Programa Baixo Carbono

Programa criado pelo Governo Federal oferece incentivos e recursos para os produtores rurais

25/11/2011 - 14:23

A Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza audiência pública na, nesta quarta-feira (30/11/11). O objetivo é debater os programas do Governo Federal, financiados através do Plano Safra 2011/2012, com ênfase para o Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), criado em 2010. O requerimento para a reunião é de autoria dos deputados Antônio Carlos Arantes (PSC), presidente da comissão, e Rômulo Viegas (PSDB).

O Programa Agricultura de Baixo Carbono, criado em 2010 pelo Governo Federal, oferece incentivos e recursos para os produtores rurais adotarem técnicas agrícolas sustentáveis e reduzir a emissão dos gases de efeito estufa , como o gás carbônico (CO2), o gás metano (CH4) e o óxido nitroso. A ideia é que a produção agrícola e pecuária garanta mais renda ao produtor, mais alimentos para a população e aumente a proteção ao meio ambiente. A audiência pública irá ocorrer no Plenarinho IV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, às 15 horas.

Convidados - Estão convidados para a reunião o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Alves do Nascimento; o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves; o presidente da Emater, Maurílio Soares Guimarães; o presidente da Faemg, Roberto Simões; o presidente da Fetaemg, Vilson Luiz da Silva; o presidente da Ocemg, Ronaldo Ernesto Scucato; o reitor da UFMG, Clélio Campolina Diniz, a reitora da Universidade Federal de Viçosa, Nilda de Fátima Ferreira Soares; o reitor da Universidade Federal de Lavras, Antônio Nazareno Guimarães Mendes; o diretor-presidente da Embrapa, Pedro Antônio Arraes, a coordenadora regional do Grupo Gestor do Programa ABC, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Miriam Ester Soares; e o superintendente estadual do Banco do Brasil, José Roberto Sardelari.