Conferência sobre drogas será aberta na ALMG na quarta (23)
Evento, que vai discutir políticas públicas para as drogas, segue até sexta-feira, no Hotel Tauá.
18/11/2011 - 08:48A Assembleia Legislativa de Minas Gerais receberá nesta quarta-feira (23/11/11), a partir de 10 horas, a abertura da V Conferência Estadual de Políticas sobre Drogas. O tema do evento este ano é “As ações intersetoriais e a Gestão da Rede” e a programação segue até sexta (25), no Hotel Tauá, em Caeté (Região Metropolitana de Belo Horizonte). A conferência é promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas.
Dentre os objetivos do evento estão propor diretrizes para articular as redes sociais de saúde, educação, assistência social, defesa social e Poder Judiciário e refletir sobre a reconstrução social e formação de alianças de solidariedade para compreender o papel do Estado e da política social sobre o tema droga.
O credenciamento será feito na quarta, a partir das 8 horas, e a solenidade de abertura está prevista para as 10 horas no Espaço Político Cultural, quando será instituída a comissão sobre drogas. Às 11 horas será realizada a conferência magna "A abordagem sistêmica das redes sociais como um novo paradigma na construção de caminhos para a atenção ao usuário de álcool e outras drogas”, da professora Alba Maria Zaluar, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Ao meio-dia será lido e aprovado o Regimento Interno da conferência e às 14 horas os participantes seguirão para o Hotel Tauá, onde, na quinta (24), serão feitas exposições e reuniões dos grupos de trabalho. As palestras são relacionadas aos eixos que orientam as discussões nos grupos. O eixo I trata dos desafios para a política pública sobre drogas e a gestão da rede pública e complementar e o eixo II, das ações integradas para a prestação de serviços e a complexidade dos problemas da política pública sobre drogas.
O encerramento será na sexta (25), às 9 horas, quando ocorre a plenária final, com a votação de propostas discutidas nos grupos de trabalho. As ações votadas serão incluídas em relatório final da conferência.