Fundo Cristão para Crianças é lembrado na Assembleia

Reunião solicitada pelo deputado Dinis Pinheiro (PSDB) destaca 45 anos de atuação da instituição no Brasil.

17/11/2011 - 21:44

Na noite desta quinta-feira (17/11/11), o Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizou homenagem aos 45 anos de atuação no País do Fundo Cristão para Crianças - ChildFund Brasil. Realizada a pedido do presidente do Parlamento mineiro, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), a solenidade reuniu autoridades, parceiros do instituto e representantes da sociedade que prestigiaram a instituição que trabalha em prol do desenvolvimento de crianças, famílias e comunidades em situação de exclusão e vulnerabilidade.

Segundo dados do Fundo Cristão no Brasil, os projetos sociais do instituto beneficiam 220 mil pessoas, sendo mais de 140 mil delas crianças, adolescentes e jovens em mais de 800 comunidades urbanas e rurais no País. Para mobilizar a sociedade, o fundo desenvolve, entre outros, o Programa de Apadrinhamento, para captação de recursos voltados para a superação da pobreza infantil.

Representando a instituição, o diretor-executivo do Fundo Cristão para Crianças, Gérson Pacheco, declarou se sentir honrado com a presença dos padrinhos e das crianças apadrinhadas na solenidade “A noite é de vocês. É uma alegria muito grande ocupar essa tribuna e colocar as conquistas desses 45 anos. O Fundo Cristão é uma história de doação e troca”, ressaltou.

Em sua fala, Gérson Pacheco destacou a sinergia entre as organizações que são parceiras do Fundo e a importância do apadrinhamento. “Temos no apadrinhamento o início de uma sinergia. Ele exerce papel de doação. Temos 10 mil padrinhos brasileiros e sabemos que existe um potencial de 17 milhões de pessoas que podem e dão doações regularmente. São ações que transformam as pessoas, que transformam vidas”, observou.

Depoimento – Gérson Pacheco convidou um ex-apadrinhado, Hélcio Borges, para subir à tribuna e apresentar seu testemunho de como foi transformado por meio de um ação do fundo. Hélcio Borges contou que, junto com mais duas irmãs, foi apadrinhado por um americano e que, com esta assistência, foi possível estudar até concluir um curso superior. “O fundo foi essencial para minha família. Com o tempo eu me tornei padrinho também”, disse.
 

Presidente da ALMG destaca importância das ações solidárias

O deputado Dinis Pinheiro destacou a importância de instituições como o Fundo Cristão, que abraçam a causa da solidariedade às crianças. Ressaltou que é o que a Assembleia tem procurado fazer para melhorar a vida das pessoas, “sobretudo aquelas que ainda não foram agasalhadas com essas políticas públicas”. Dinis lembrou que o Brasil tem hoje 16 milhões de brasileiros pobres, sendo que 900 mil estão em Minas Gerais.

O parlamentar disse ainda que Minas Gerais tem enfrentado uma guerra para acabar com a miséria no Estado e no País. “Não podemos ser felizes enquanto do 16 milhões passam por privações”, disse. Ele lembrou as ações que a Assembleia vem fazendo para combater as desigualdades e que é prioridade também buscar transformar a vida das pessoas, como faz o Fundo Cristão para a Criança.

“Quero parabenizar o fundo e que o exemplo possa nos estimular e incentivar a seguir essa trajetória do bem. Que conservemos a disposição de servir, acima de tudo, os mais carentes e necessitados. Que o espírito de solidariedade possa conduzir nossos passos. Obrigado pelo belo exemplo de vida humanitária”, completou.

Durante a solenidade houve entrega de placa alusiva à homenagem, além de apresentação artística do Grupo Batukalata, de tambores alternativos, e de um vídeo institucional.

Mesa – Além dos citados na matéria, compuseram a Mesa o diretor da Secretaria de Estado da Casa Civil de Minas Gerais, Elson Alípio Júnior; a vice-diretora do Conselho da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Assistência Social, Débora Maria David da Luz; e o vereador João Oscar, representando a Câmara Municipal de Belo Horizonte.