Os catadores de materiais recicláveis já promoveram diversas manifestações na ALMG

ALMG discute desafios do Movimento Lixo e Cidadania

Debate público promovido pela Comissão de Participação Popular acontece nesta segunda-feira (21), das 9 às 13 horas.

17/11/2011 - 10:17

Com o objetivo de debater os avanços conquistados com a organização dos catadores de materiais recicláveis, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais promove, na próxima segunda-feira (21/11/11), o Debate Público “Desafios e Perspectivas do Movimento Lixo e Cidadania no Estado de Minas Gerais”. O debate foi solicitado pelo deputado André Quintão (PT), presidente da Comissão de Participação Popular, e será no Plenário.

O objetivo do encontro também é avaliar o apoio das entidades da sociedade civil nos 10 anos do Movimento Lixo e Cidadania, além dos próximos passos para seu efetivo reconhecimento, pelos poderes públicos e pela sociedade, como agentes ambientais e empreendedores urbanos.

O evento contará com um café da manhã oferecido pelo presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB). O presidente receberá catadores de material reciclável e demais convidados no Salão Nobre, às 9 horas. São esperadas cerca de 250 pessoas.

Bolsa Reciclagem - Outro evento relacionado aos catadores está programado para esta segunda-feira. Às 19h30, haverá a cerimônia de sanção da lei da Bolsa Reciclagem, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (avenida Belém, 40 - bairro Esplanada). A lei é originada do Projeto de Lei (PL) 2.122/11, de autoria do deputado Dinis Pinheiro, e dispõe sobre a concessão de incentivo financeiro a catadores de material reutilizável e reciclável.

Confira a programação:

9h30 – Abertura
Deputado Dinis Pinheiro – Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Deputado André Quintão – Presidente da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e autor do requerimento que deu origem ao debate

10 horas – Painel I – Desafios e perspectivas do Movimento Lixo e Cidadania no Estado de Minas Gerais
Coordenador: Deputado André Quintão
Dom Serafim Fernandes de Araújo – Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Belo Horizonte
Alexandre Camboim – Coordenador do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis
Maria das Graças Marçal – Diretora da Associação de Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare)
Irmã Maria Cristina Bove Roletti – Coordenadora da Pastoral Nacional do Povo da Rua
Heliana Kátia Campos – Idealizadora do Fórum Lixo e Cidadania e da campanha “Criança no lixo nunca mais”
Regina Maria Manoel – Coordenadora-Geral da Organização de Auxílio Fraterno (OAF)
Luiza Erundina - Deputada Federal/SP

11h30 – Homenagem aos 10 anos de articulação do Movimento Lixo e Cidadania em Minas Gerais
Dom Serafim Fernandes de Araújo e Irmã Maria Cristina Bove Roletti – Representantes das entidades articuladoras do Movimento Lixo e Cidadania no Estado
José Aparecido Gonçalves – Idealizador e Coordenador do Festival Lixo e Cidadania e do Fórum Estadual Lixo e Cidadania/MG
Luciano Marcos – Coordenador do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – Insea Luíz Henrique da Silva – Coordenador do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR)

13 horas – Encerramento