Assembleia Legislativa vai homenagear Fiat Automóveis

Solenidade será realizada nesta terça-feira (22) em comemoração aos 35 anos da instalação de parque industrial em Minas.

17/11/2011 - 15:19

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais homenageia nesta terça-feira (22/11/11), em Reunião Especial no Plenário, às 20 horas, a Fiat Automóveis, em comemoração aos 35 anos da instalação de sua indústria automotiva em Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte - RMBH). Dezenas de deputados apoiaram a iniciativa, que foi requerida pela deputada Maria Tereza Lara (PT) e pelos deputados Adelmo Carneiro Leão (PT) e Ivair Nogueira (PMDB). A implantação da fábrica da Fiat no Estado traçou, segundo Ivair Nogueira, um novo rumo para a indústria brasileira de automobilismo e para a história político-econômica da região. O deputado acrescenta que a homenagem retrata o agradecimento do povo betinense, que se orgulha de sua cidade abrigar a fábrica da Fiat. “. É uma empresa muito querida por todos os brasileiros e amada por nós betinenses”, afirmou o parlamentar.

Adelmo Carneiro Leão enfatiza a importância da presença da Fiat em Minas, que, segundo ele, é uma parceira importante nas grandes conquistas e nos avanços econômicos e sociais alcançados pela comunidade mineira. “A contribuição à prosperidade humana revela que a Fiat vem cumprindo exemplarmente seu papel social”, conclui Adelmo. Além do desenvolvimento humano, Maria Tereza Lara destaca o viés cultural da Fiat que, segundo ela,  estimula a educação por um mundo melhor. Na solenidade está prevista a realização de apresentação musical do coral Árvore da Vida.

Histórico -  A fábrica da Fiat em Betim foi inaugurada em 9 de julho de 1976 e o primeiro veículo produzido foi o Fiat 147. No primeiro ano de atividades, pouco mais de 3 mil unidades foram produzidas. Atualmente, a Fiat está entre as maiores indústrias automotivas do mundo, com capacidade produtiva para até 800 mil veículos por ano.

O Grupo Fiat é o maior grupo industrial da Itália e um dos maiores do mundo, com operações industriais em mais de 60 países espalhados pelos cinco continentes do planeta.