Autoridades mineiras lembram nascimento de Tiradentes
Herói inconfidente nasceu na Fazenda do Pombal, em Ritápolis, no dia 12 de novembro de 1746.
13/11/2011 - 08:48Autoridades de toda Minas Gerais se reuniram neste domingo (13/11/11) para uma homenagem a Tiradentes, herói da Inconfidência Mineira, em sua terra natal, a Fazenda Pombal, no município de Ritápolis. Foi a primeira solenidade de entrega da Comenda da Liberdade e Cidadania, instituída este ano por decreto conjunto dos municípios de Ritápolis, São João del Rei e Tiradentes. A Fazenda Pombal localiza-se às margens do Rio das Mortes, junto à Floresta Nacional de Ritápolis, e foi transformada em um centro de visitação e homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, que ali nasceu.
Nesta primeira solenidade, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), foi um dos agraciados. “Esta é uma terra de um simbolismo imensurável. É evidente que esse momento irá me inspirar e me entusiasmar muito mais. Que tantos outros que abraçaram a vida pública possam fazê-lo com os ideais libertários de Tiradentes, traduzidos pelas palavras liberdade e cidadania”, afirmou o deputado.
Em seu discurso, o governador em exercício, Alberto Pinto Coelho, declarou seu apoio à construção do Memorial da Liberdade, em homenagem a Tiradentes, que será erguido na Fazenda do Pombal. É um projeto de Oscar Niemeyer, orçado em R$ 5 milhões. Eugênio Ferraz e Wainer de Carvalho Ávila, respectivamente chanceler e vice-chanceler da Comenda, também discursaram em reverência à memória do herói inconfidente.
A lista de agraciados incluiu ainda o deputado Rômulo Viegas (PSDB) e representantes de personalidades já falecidas, tais como os ex-presidentes Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves e Itamar Franco; o esportista Ayrton Senna e a religiosa Zilda Arns. O 1º-secretário da ALMG, deputado Dilzon Melo (PTB), também participou da solenidade, assim como os deputados federais Domingos Sávio (PSDB-MG) e Luiz Fernando Faria (PP-MG); a secretária de Estado da Casa Civil e Relações Institucionais, Maria Coeli Pires; e o secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, deputado Gil Pereira (PP), entre outras autoridades.
Durante a cerimônia, o músico Marcus Viana emocionou os presentes com a execução do hino Coração de herói, composto especialmente para a ocasião. Ao final da solenidade, foi descerrada pelo governador em exercício a placa de inauguração da Casa de apoio aos visitantes da Fazenda do Pombal.
De acordo com o decreto que a instituiu, a Comenda destina-se a condecorar cidadãos mineiros, brasileiros e estrangeiros que se destacam em prol do incentivo, apoio e divulgação das atividades relacionadas à liberdade, à cidadania, à responsabilidade social, à cultura, à preservação ecológica e ambiental, à história, ao civismo e ao desenvolvimento sócio-econômico, turístico e cultural da região do Rio das Mortes.