No Expresso Cidadania, os estudantes simulam votações na urna eletrônica

Expresso Cidadania - 3ª edição será lançada no dia 23/11

Às 8h30, presidente Dinis Pinheiro fará o lançamento oficial do projeto que estimula a participação política

11/11/2011 - 16:51

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais lança, em 23/11/11, a terceira edição do Expresso Cidadania, projeto voltado para estimular a participação política, principalmente de jovens com 16 e 17 anos. O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), é quem fará o lançamento oficial do projeto, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, às 8h30.

A programação de lançamento do Expresso Cidadania será de 23 a 25/11, com atividades pela manhã (8h30 às 10 horas), tarde (14 horas às 15h30) e noite (19h30 às 21 horas). As escolas estaduais participantes do evento de lançamento são de Belo Horizonte, de Ribeirão das Neves e de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Desde que foi criado, em 2008, o Expresso Cidadania  percorreu o Estado em duas edições, 2008 e 2010, numa parceria com a Secretaria de Estado de Educação e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), buscando promover o cadastramento eleitoral e incentivar o voto na faixa etária em que ele é facultativo. O projeto tem ainda o objetivo de promover a aproximação entre as instituições públicas e a sociedade.

Cadastramento - Nas duas edições do projeto,  2008 e 2010, os estudantes tiveram acesso a várias atividades. Além do próprio cadastramento eleitoral, com o Tribunal Regional Eleitoral emitindo os títulos de eleitor na hora, os jovens participaramm de palestras, apresentações teatrais e oficinas de expressão corporal, produção de audiovisual e texto.

Nos locais onde o Expresso faz suas paradas pelo interior do Estado e na Capital, os alunos ainda têm contato com painéis temáticos com recursos multimídia e simulação de uso da urna eletrônica. O ambiente propicia aos participantes se envolverem na discussão de temas de interesse geral. Nas edições passadas, foram debatidas questões como a cota para negros em universidades e a preservação ambiental. Este ano, será priorizado o tema das drogas.

Nos encontros do projeto, os participantes também têm acesso à internet, podendo ver textos, fotos e vídeos produzidos durante as oficinas, e também entrar no blog do Expresso e nas redes sociais. Os endereços de acesso são: no Portal da Assembleia, www.almg.gov.br/expresso; no Youtube, youtube.com/expressocidadania; e no twitter, assembleiamg.

Balanço - Na última edição do Expresso Cidadania, em 2010, mais de 13 mil jovens de 73 escolas participaram do projeto, com cerca de 9 mil fazendo as oficinas e 4 mil recebendo seus títulos de eleitor, em 15 cidades do interior e em Belo Horizonte. Já na primeira versão, em 2008, foram atendidos 19 mil estudantes de 72 escolas.

Pela sua proposta e abrangência, o projeto foi vencedor, em sua primeira versão, de premiação da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). O Prêmio Aberje, um dos mais respeitados do Brasil, foi ganho pelo Expresso Cidadania em suas categorias regional e nacional.

Apresentação - No final de agosto deste ano, o projeto foi apresentado pela Assembleia a órgãos e entidades do Estado. Na ocasião, o presidente Dinis Pinheiro falou do sucesso do Expresso Cidadania e seu potencial de crescimento. "É um projeto que se iniciou há pouco tempo, atravessou as fronteiras de Minas Gerais, é muito aplaudido. Há uma participação extraordinária da juventude e esperamos agora, neste novo lançamento, nesta nova edição, uma participação ainda mais forte dos jovens", declarou Dinis.