Assembleia discute Plano Diretor Integrado da RMBH

Objetivo da audiência é conhecer detalhes do planejamento para região.

11/11/2011 - 14:16

Para debater o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI) da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza audiência pública, na quinta-feira (17/11/11), a partir das 14 horas. A reunião foi solicitada pelo deputado Paulo Lamac (PT) e será realizada no Teatro, com a presença de especialistas em urbanismo e autoridades municipais.

O Plano foi lançado em 14 de setembro, pelo governador Antônio Anastasia, que disse ser o plano uma nova realidade para o cidadão da região metropolitana, proporcionando mais qualidade de vida com a prestação de melhores serviços públicos. O plano trabalha as diretrizes para o desenvolvimento sustentável e integrado dos 34 municípios da RMBH nas próximas décadas e foi elaborado por uma equipe de 180 especialistas de diversas áreas, liderada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com a parceria da Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). O PDDI estabelece parâmetros que conduzirão as ações do Estado no médio e longo prazo, sendo fundamental a incorporação de suas propostas também pelas prefeituras da Região Metropolitana.

Foram convidados para a audiência: os secretários de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Olavo Bilac; de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira; de Serviços Urbanos da Prefeitura de Belo Horizonte, Pier Giorgio Senesi; o diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Camilo Fraga; o coordenador-geral do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Roberto Luis de Monte-Mór.