Solenidade de entrega dos veículos aconteceu nesta terça-feira (1º/11) na Cidade Administrativa

Presidente participa de entrega de veículos a municípios

Foram entregues 396 veículos para atender as equipes do programa Saúde em Casa

01/11/2011 - 14:47

Ao lado do governador Antonio Augusto Anastasia, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), participou nesta terça-feira (1º/11/11) da solenidade de entrega de veículos do programa Saúde em Casa, na Cidade Administrativa. Foram entregues 396 veículos para 377 municípios, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho das equipes do Programa Saúde da Família (PSF).

A iniciativa foi saudada pelo presidente Dinis Pinheiro como uma importante contribuição para o fortalecimento dos municípios mineiros, especialmente aqueles mais carentes. “O Estado está cumprindo sua missão, aumentando consideravelmente o investimento na saúde. Como é sabido, essa é uma demanda muito grande. Eu sou um defensor ferrenho do fortalecimento dos municípios. Quando o Governo do Estado faz essas parcerias e dá oportunidade aos municípios de melhor atender a sua população, há  um enorme ganho”, declarou o deputado.

A cerimônia tornou-se uma oportunidade para o governador Anastasia cobrar uma melhor divisão dos recursos públicos entre União, estados e municípios. Ele se queixou que Minas está na 15º posição em relação ao recebimento de verbas do Sistema Único de Saúde (SUS), per capita. “Se temos 10% da população, tínhamos que ter 10% dessas verbas”, afirmou, acrescentando que Minas defende uma agenda de revisão federativa que englobe esse e outros problemas, tais como a divisão dos royalties do petróleo.

Antonio Anastasia agradeceu o apoio da Assembleia Legislativa na análise das proposições prioritárias para o Estado. Elogiou ainda os municípios, que segundo ele assumem a maior carga no atendimento da saúde. “É injusto, porque não são os municípios que tem a maior arrecadação”, afirmou. Tanto o governador quanto o secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, ressaltaram o fato de Minas Gerais ser hoje o Estado com maior número de equipes de saúde da família: 4.546, em 830 municípios, atendendo 74% da população. “Muito se fala que o importante, na área da saúde, é a prevenção, mas esta é uma ação concreta, além da retórica, em favor da prevenção”, salientou o secretário.

Durante a cerimônia, o governador, o secretário de Saúde e o presidente da Assembleia fizeram a entrega simbólica de um dos novos veículos do PSF para o prefeito de Fruta de Leite (Norte de Minas), Nixon Marlon Gonçalves das Neves. Já o prefeito de Comercinho (Vale do Jequitinhonha), Rogério Rocha Rafael, discursou em nome dos prefeitos presentes, destacando a importância dos veículos doados para a melhoria do atendimento aos usuários do SUS.

O programa – O Saúde em Casa foi lançado em abril de 2005, com o objetivo de ampliar e fortalecer o PSF, estruturado a partir de equipes que atuam em Unidades Básicas de Saúde. Essas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias. Por meio do Saúde em Casa, o governo de Minas Gerais destina R$ 61 milhões anuais aos municípios, que podem ser aplicados na qualificação de pessoal, obras em postos de saúde, compra de equipamentos médicos e de material de consumo. A prioridade do Saúde em Casa é prevenção de doenças.

Além do presidente da Assembleia, compareceram à solenidade 25 parlamentares estaduais: as deputadas Ana Maria Resende (PSDB) e Liza Prado (PSB); e os deputados Leonardo Moreira (PSDB), Célio Moreira (PSDB), Luiz Henrique (PSDB), Anselmo José Domingos (PTC), Antônio Carlos Arantes (PSC), Bonifácio Mourão (PSDB), Bosco (PTdoB), Cássio Soares (PRTB), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Dilzon Melo (PTB), Doutor Viana (DEM), Duarte Bechir (PMN), Duílio de Castro (PMN), Luiz Carlos Miranda (PDT), Fábio Cherem (PSL), Fred Costa (PHS), Hélio Gomes (PSL), João Vítor Xavier (PRP), José Henrique (PMDB), Juninho Araújo (PTB), Neilando Pimenta (PHS), Sargento Rodrigues (PDT) e Tiago Ulisses (PV).