Colégio Dom Cabral é homenageado pelos seus 71 anos
Em Reunião Especial no Plenário, deputados parabenizaram a instituição nesta segunda (31)
31/10/2011 - 21:30Pelos seus 71 anos de fundação, o colégio Dom Cabral, localizado em Campo Belo (Centro-Oeste), foi homenageado em Reunião Especial no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais nesta segunda-feira (31/10/11). “O Dom Cabral sempre acreditou na educação como um campo da dimensão humana gerador de ética e responsabilidade, sendo um celeiro de incontestáveis talentos em todas as esferas da vida de Campo Belo e de Minas Gerais”, disse o autor do requerimento da homenagem e ex-aluno da instituição, deputado Duarte Bechir (PMN).
Em mensagem lida durante a solenidade, Bechir contou a história do colégio, fundado em 1940, pelo padre Vicente Maria Cornélio Paula Borgesno. Segundo o deputado, a instituição “ingressa no ano 70 de sua existência com a vivacidade de um jovem, que se atualiza e se moderniza, com uma equipe competente de professores, técnicos, funcionários de apoio pedagógico e administrativo”. O parlamentar afirmou, ainda, que os educadores do colégio são “conscientes da importância de cada aluno e de cada família”.
Credibilidade – Representando o deputado Dinis Pinheiro (PSDB), presidente da ALMG, o deputado Doutor Viana (DEM) parabenizou o colégio “por sua bela história e grande contribuição ao ensino em nosso Estado”. Em seu discurso, ele ressaltou a importância da educação para se buscar um justo desenvolvimento. “Quando uma instituição de ensino completa 71 anos de existência com plena credibilidade e reconhecimento por parte da comunidade em que está inserida, há um motivo a mais para comemorar”, frisou.
Doutor Viana destacou a base religiosa do colégio e lembrou que o Dom Cabral começou a funcionar com os cursos Primário, de Admissão, Ginasial, Básico de Comércio e Técnico em Contabilidade. Aos poucos, foi expandindo suas atividades, passando a oferecer o curso científico, hoje, Ensino Médio, construindo o Ginásio Poliesportivo e incorporando outras instituições, como o Colégio São José e a Escola Infantil Balão Mágico. “Em sua trajetória, o educandário contribuiu decisivamente para que muitos de seus alunos chegassem às melhores universidades do Estado e do País”, afirmou.
Vanguarda - O diretor da instituição, Eustáquio de Azevedo Silva, recebeu dos deputados Doutor Viana e Duarte Bechir a placa referente à homenagem. Em seu pronunciamento, afirmou estarem todos do colégio “muito honrados” com a solenidade. “Percebemos o tanto que o Dom Cabral foi e é importante pela demonstração de carinho de tantos ex-alunos”, disse. Para ele, os estudantes são a “base de transformação da sociedade”. E ressaltou: “Nosso colégio é de vanguarda no que de mais atualizado podemos dispor para alcançarmos a qualidade de ensino”.
Durante a solenidade, foi exibido um vídeo sobre o colégio. Os presentes assistiram, ainda, a uma apresentação musical das estudantes Sarah Melo Silva Marques, Rayssa Paiva Rodrigues, Gabrielly Baía Pimenta de Moraes, Isabella Gibram Furtado, Gisihelle Santiago Rogana e Nicolie e Cecília Carvalho Nascimento.
Compuseram, também, a mesa, o padre Haroldo Hubers, da ordem Crúzios, do colégio Dom Cabral, a vereadora de Campo Belo Fátima Salume, e o professor Enildo de Melo Leite, representando os professores da instituição.