Audiência discute a política de investimentos de produtora de aço em Timóteo

Deputados querem conhecer planos de siderúrgica para Timóteo

Tema será discutido em audiência pública da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo

04/11/2011 - 11:35

Responsável por 74% do total de aço inox comercializado no Brasil, a siderúrgica Aperam Inox south America, antiga Acesita, dá sinais de que pretende reduzir suas atividades em Timóteo (Vale do Aço). Preocupada com os impactos econômicos e sociais que isso pode provocar na cidade, a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza, na próxima quarta-feira (9/11/11), às 10 horas, uma audiência pública para debater o assunto. A reunião, requerida pelo deputado Celinho do Sinttrocel (PCdoB), será realizada no Lions Clube Timóteo - Acesita (Rua 96, 15, bairro João XXIII).

De acordo com informações do gabinete do deputado, a empresa já tomou diversas iniciativas que apontam para a queda na produção, como a concessão de férias coletivas, a abertura de um programa de demissão voluntária e a desativação de dois setores da fábrica. - aciaria e laminação a frio. Mas outras medidas podem ser anunciadas, dependendo da análise da companhia sobre a crise mundial.

O parlamentar pretende, na audiência pública, que a empresa apresente ao município de Timóteo seus projetos e fale sobre sua responsabilidade social para com a comunidade. Celinho quer saber, por exemplo, quais os investimentos e seu cronograma previstos para a região, como tem sido feitas as transferências de tecnologia para a unidade de Timóteo e qual a política de pessoal para evitar rotatividade de mão de obra e terceirização. A Aperam conta hoje com 2.900 funcionários, mas esse número já foi de 8.000, antes da privatização da Acesita, em 1992.

Convidados - Para a audiência pública foram convidados o prefeito de Timóteo, Sérgio Mendes Pires; o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Damata Pimentel; o secretário de Estado Extraordinária de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira; a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Maria Paes de Vilhena; o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta; o procurador Regional do Trabalho, Adolfo Silva Jacob; o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Timóteo e Coronel Fabriciano, Carlos José de Vasconcelos Silva; o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária e de Prestação de Serviços, Hiler Félix da Silva; a presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas, Frinea Dulce Ribeiro Cocco; o presidente da CUT Regional Vale de Aço, Cláudio Marconi Ferreira Tomaz; e o presidente da Aperam Inox South America, Bernard Fontana.