Sala de Imprensa discute protestos contra desigualdade
Programa da TV Assembleia recebe professora da UFMG e jornalistas na edição desta quinta (27)
27/10/2011 - 12:17O programa Sala de Imprensa desta semana conversa com a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e integrante do comitê mineiro do Fórum Social Mundial, Dirlene Marques. Ela fala sobre protestos de anônimos, como em Nova Iorque (EUA), que se inserem no movimento que critica o modelo econômico vigente e os banqueiros que ditam as regras de mercado. O programa será exibido nesta quinta-feira (27/10/11), às 21 horas, pela TV Assembleia.
Dirlene Marques explica que, com a desregulamentação dos mercados, caíram as barreiras para a entrada de grandes empresas nos países e cita um dos resultados: hoje, pouco mais de mil empresas respondem por 60% dos produtos vendidos no mundo. A economista lembra ainda que o mercado tem funcionado na lógica do “privatizar os lucros e socializar os prejuízos” e acredita que só a mobilização social organizada é capaz de levar a economia a novos rumos.
Também participam do programa os jornalistas Sulamita Esteliam e Luiz Fernando Campos.
Reprises - O Sala de Imprensa será reapresentado nesta sexta (28), ao meio-dia; no sábado (29), às 21 horas; e no domingo (30), às 18 horas. A TV Assembleia é transmitida pelo canal 11 da TV a cabo em Belo Horizonte. Para o interior do Estado, consulte a sintonia.