Requerimentos tratam da situação da carreira dos diretores
Comissão de Educação aprovou dois requerimentos com o objetivo de motivar o debate sobre a situação dos profissionais.
26/10/2011 - 13:08A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia aprovou, nesta quarta-feira (26/10/11), dois requerimentos relativos à carreira dos diretores de escolas estaduais. O objetivo é garantir que sejam discutidas propostas sobre a carreira dos diretores tanto pela comissão que está negociando a situação dos professores estaduais quanto pelo Governo. A reunião foi acompanhada por representantes da Associação de Diretores das Escolas Oficiais de Minas Gerais (Adeomg), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Os dois requerimentos foram apresentados pelos deputados Bosco (PTdoB), presidente da comissão; Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), vice-presidente; Carlin Moura (PCdoB) e Paulo Lamac (PT). O primeiro solicita que sejam encaminhadas as notas taquigráficas da reunião da Comissão de Educação realizada em 6/4/2011 a todos os deputados que participam da comissão criada para intermediar a negociação entre professores e Governo do Estado . A reunião de abril de 2011 discutiu a situação dos diretores e do seu plano de carreira, bem como o documento de propostas encaminhado pela Adeomg. O outro requerimento solicita que seja realizada visita à secretária de Estado de Educação para entregar as notas taquigráficas e apresentar as propostas da Adeomg.
Outro requerimento apresentado pelos mesmos deputados solicita que seja realizada visita à Escola Estadual Ordem e Progresso para obter esclarecimentos sobre o Edital para o Processo Seletivo 2012 e de portaria.
Lideranças de Betim pedem debate sobre construção de escola
A reunião da comissão também foi acompanhada por lideranças comunitárias do Bairro Petrovale, do município de Betim (Região Metropolitana de Belo Horizonte). Eles pediram que seja realizada audiência pública na Escola Municipal Valério Ferreira Palhares para debater a construção de escola estadual no Bairro Petrovale. Foi aprovado então requerimento do deputado Carlin Moura para a realização da audiência.
Outra audiência pública com requerimento aprovado prevê debater o possível fechamento da Escola Estadual do Quilombo, distrito de Sabinópolis, na região do Vale do Rio Doce. O requerimento foi apresentado pelo deputado Paulo Lamac.
Educação no campo, contratos e centros de educação continuada
O deputado Rogério Correia (PT) teve três requerimentos aprovados. O primeiro pede a realização de audiência pública para debater a educação no campo.
O segundo solicita que seja encaminhado ao Governo do Estado pedido de informações sobre os valores dos contratos firmados entre a Fundação Renato Azeredo e o Governo de Minas entre 2002 e 2011 e quais órgãos da Administração Pública fizeram os repasses.
O terceiro requerimento solicita que seja encaminahdo à Secretaria de Estado de Educação pedido de informações sobre quais medidas foram tomadas com relação ao ofício enviado por representantes dos Centros de Educação Continuada.
A comissão analisou outras proposições. Consulte o resultado completo da reunião