Deputado José Henrique entrega placa comemorativa a Ricardo Rocha, filho de Hilton Rocha

Plenário faz homenagem pelo centenário de Hilton Rocha

Reunião Especial relembrou o legado humanitário e científico deixado pelo oftalmologista de renome

24/10/2011 - 22:20

Um dos primeiros a realizar transplantes de córnea no Brasil, o médico oftalmologista e professor Hilton Rocha foi homenageado pelo centenário de seu nascimento em Reunião Especial realizada na noite desta segunda-feira (24/10/11), no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Criador da fundação que leva o seu nome, Hilton Rocha contribuiu para que a oftalmologia no Brasil atingisse nível de qualidade internacional, segundo destacou o 1º vice-presidente da ALMG, deputado José Henrique (PMDB), autor do requerimento da homenagem.

O parlamentar também destacou que Hilton Rocha, além de ter sido um dos maiores expoentes da medicina e o maior oftalmologista de sua época, foi um profissional humanitário, que não distinguia sua clientela e atendia também aqueles que não tinham condições de pagar por cirurgias.

“Ele integrou uma rara geração de talentos”, afirmou, citando também o notável saber lingüístico e científico de Hilton Rocha e sua contribuição dada à formação de jovens médicos. Para o deputado, humildade, coerência, integridade e desprendimento são valores deixados pelo médico e que precisam ser resgatados.

O presidente da ALMG, Dinis Pinheiro (PSDB), em mensagem lida na homenagem, destacou a continuidade do trabalho da Fundação Hilton Rocha, frisando que a instituição, inspirada por seu criador, atende prioritariamente pacientes do SUS, com tratamentos de excelência que contribuem para a medicina social de forma competente.Dinis Pinheiro relembrou passagens da vida pessoal e profissional de Hilton Rocha, nascido em Cambuquira (Sul de Minas), pai de nove filhos e reconhecido aos 32 anos como o catedrático mais jovem do País. “Um homem generoso, uma referência para o trabalho de todos os mineiros preocupados com o fim da exclusão social”, registrou o presidente.

Ricardo Rocha, médico oftalmologista e filho do professor Hilton Rocha, recebeu placa alusiva à homenagem das mãos do autor do requerimento e fez um agradecimento emocionado. “Partiu o pai, mestre inesquecível, mas ficou o exemplo”, disse.

Ricardo ressaltou que o pai afirmou em vida princípios de sua formação moral e fez da medicina um sacerdócio, deixando marcas de “beleza ética, moral e científica”. A homenagem foi encerrada com as músicas "Asa Branca” e “Brasileirinho”, duas das preferidas do homenageado e apresentadas pelo baixo barítono Israel Balabram e pela pianista Daniella Costa.

Compuseram ainda a mesa o deputado federal Eduardo Azeredo, que também ressaltou as qualidades de Hilton Rocha, e o secretário adjunto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Norte de Minas, Ronaldo Magalhães.