A remuneração dos médicos pelo SUS é tema de debate
Audiência pública acontece nesta terça-feira (25/10/11), às 15h15, no Plenarinho IV.
21/10/2011 - 10:19
As condições de trabalho e a remuneração dos médicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além da assistência prestada à população serão debatidos em audiência pública pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Solicitada pelo deputado Délio Malheiros (PV), a reunião será realizada nesta terça-feira (25/10/11), às 15h15, no Plenarinho IV.
No requerimento, Délio Malheiros explicou que, apesar da importância do SUS para garantir ao cidadão o direito fundamental à saúde, a realidade da saúde pública no Brasil é precária. Segundo ele, é possível constatar falta de estrutura nos hospitais, ausência de medicamentos e má remuneração dos profissionais.
Em relação à remuneração dos médicos, o parlamentar ressaltou que os médicos não possuem um plano de carreira atrativo, o que tem levado a frequente abandono da carreira pública médica. "O resultado disso é a constante falta de profissionais nos postos de saúde e nos hospitais", considerou.
Convidados - Foram convidados para participar da reunião o conselheiro do Conselho Federal de Medicina, Hermann Alexandre Vivacqua Von Tiesenhausen; o presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Antônio Carlos Barros Martins; e o presidente da Federação Nacional das Cooperativas Médicas, José Augusto Ferreira.