Exploração de areia em rio leva deputados a Monte Belo
Comissão de Assuntos Municipais debate nesta terça-feira (25) possíveis danos ambientais da atividade no Rio Muzambo.
21/10/2011 - 10:29A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais estará em Monte Belo (Sul de Minas) nesta terça-feira (25/10/11) para debater a exploração de areia no Rio Muzambo e os possíveis danos ambientais decorrentes da atividade. Solicitada pelo vice-presidente da comissão, deputado Pompílio Canavez (PT), a audiência pública está marcada para as 14 horas, no Salão da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Av. Francisco Wenceslau, 161 - Centro).
Segundo o deputado Pompilio Canavez, a exploração sem critério e, muitas vezes, ilegal de areia no Rio Muzambo, especialmente em Monte Belo, vem trazendo a degradação daquele curso d'água, assoreando o rio, provocando a destruição da flora e fauna, bem como criando condições propícias para a ocorrência de enchentes. “Somente no município de Monte Belo, atualmente, mais de dez dragas estão em operação, causando enorme impacto ambiental em todo o ecossistema do Rio Muzambo”, explica o deputado.
Foram convidados para a reunião o prefeito e o presidente da Câmara Municipal de Monte Belo, Humberto Fernandes Maciel e o vereador Nilson Donizette da Silva, respectivamente; o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves; a juíza Titular do Fórum da Comarca de Monte Belo, Lúcia Regina Vertuan Freschi Landgraf; a vereadora de Monte Belo, Osmarina Maria Aparecida de Moraes Rocha; o promotor de Justiça da Comarca de Monte Belo, Marcelo Fernandes dos Santos; e o padre Arnoldo Lourenço Barbosa, da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição.