Comissão debate casos de meningite tipo C em Ouro Branco

Um possível surto da doença teria causado a morte de três trabalhadores e provocado a internação de outros 17

21/10/2011 - 16:42

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza, na próxima quarta-feira (26/10/11), audiência pública para discutir os casos de meningite tipo C notificados no município de Ouro Branco, região Central do Estado.  A reunião, solicitada pelo deputado Tiago Ulisses (PV), será às 9h30, no Plenarinho IV.

O pedido foi motivado por um possível surto da doença, que causou a morte de três pessoas na cidade e deixou outras 17 internadas com suspeita de contaminação. Registrados entre agosto e outubro, os óbitos e as internações foram de trabalhadores contratados pela construtora Paranasa, terceirizada da Gerdau Açominas, envolvidos na ampliação de uma usina siderúrgica na região. Com receio de contrairem a doença, 400 funcionários da Paranasa também teriam pedido demissão, conforme noticiado pela imprensa.

A meningite tipo C é uma infecção bacteriana grave que afeta as membranas que recobrem o sistema nervoso central (meninges), podendo evoluir para um quadro de infecção generalizada. Seus sintomas são febre alta, dor de cabeça, mal-estar, extremidades frias e prostração. Também podem ocorrer rigidez na nuca, convulsões e até o coma. A transmissão ocorre por meio de tosse, espirro e da fala.

Convidados - Foram convidados para a audiência o prefeito de Ouro Branco, Rogério de Oliveira Pereira; o presidente da Câmara Municipal da cidade, vereador Alexandre de Oliveira Alves; o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; o secretário de Saúde de Ouro Branco, Hideraldo Belini Soares de Mello; o vice-presidente da Gerdau Açominas, Manoel Vítor de Mendonça Filho; o presidente da Fundação Ouro Branco, Carmine Sarao Neto; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico de Ouro Branco e Congonhas, Raimundo Nonato Roque de Carvalho; e os co-presidentes da Empresa Paranasa Engenharia e Comércio S.A., Juarez Marques e Fernando Viana.