TV Assembleia e Canal Minas Saúde assinam parceria
Acordo foi assinado pelo presidente da Assembleia durante seminário sobre Redes de Atenção à Saúde
17/10/2011 - 22:06
Um convênio de parceria entre a TV Assembleia e o Canal Minas Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde, foi assinado nesta segunda-feira (17/10/11) à noite pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), e o secretário Antônio Jorge de Souza Marques. A assinatura aconteceu durante a abertura do seminário Estado e Municípios Mineiros Construindo Redes de Saúde, no Auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa.
Durante a solenidade, exemplares da coleção “Navegador Sus” foram presenteados ao deputado Dinis Pinheiro e ao presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Carlos Mosconi (PSDB), assim como ao deputado federal Marcus Pestana (PSDB-MG), que integraram a mesa de trabalhos. Os seis livros abordam diferentes aspectos das Redes de Atenção à Saúde, modelo de atendimento regionalizado que é uma das prioridades do Estado nesta área.
Um dos autores, Eugênio Vilaça, foi homenageado na abertura do seminário. Consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Vilaça fez a palestra inaugural do evento, que continua nesta terça (18), durante todo o dia. A série Navegador Sus foi produzida pela Opas, pelo Ministério da Saúde, pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado de Saúde (Conass) e pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).
Ampliação – Em seu discurso, o presidente Dinis Pinheiro louvou a parceria entre a TV Assembleia e o Canal Minas Saúde, lembrando que a emissora do Legislativo passará a transmitir em sinal aberto para toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte, até o final do ano. “Daqui a dois ou três meses, a programação da TV Assembleia chegará a 10 milhões de mineiros”, afirmou deputado. Ele também lamentou que o Brasil ainda invista muito pouco em saúde, em comparação com outros países. “Esperamos que a saúde se torne de fato universal e integral”, defendeu.
O convênio entre a TV Assembleia e o Canal Minas Saúde é, tecnicamente, um Acordo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural, que permite a troca material produzido e também produções conjuntas. “O Canal Minas Saúde tem um conteúdo de altíssima qualidade, são mais de 600 vídeos. Fomos em busca de uma parceria com esse outro grande instrumento de cidadania, que é a TV Assembleia, uma vez que somos uma rede corporativa, fechada”, afirmou o secretário de Saúde, Antônio Jorge.
O diretor de Rádio e Televisão da TV Assembleia, Rodrigo Lucena, também elogiou a programação do Canal Minas Saúde. “A TV Assembleia tem caráter educativo e o conteúdo dos programas atende e muito a questão da educação para a saúde”, afirmou. O presidente da Comissão de Saúde, deputado Carlos Mosconi, diz que essa parceria facilita a difusão de temas complexos, como os que caracterizam a saúde pública.
Além das autoridades citadas, também participaram da mesa de trabalhos o coordenador da Unidade Técnica da Opas no Brasil, Renato Tasca; o secretário municipal de Saúde de Pirapora, Sinvaldo Pereira, representando o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems); e o chefe do Serviço de Auditoria do Núcleo do Ministério da Saúde em Minas Gerais, João Batista da Silva, representando o Ministério. Também compareceu o deputado Tiago Ulisses (PV).