Participantes de encontro internacional visitam ALMG

Promovido de 19 a 21/10 em Belo Horizonte, o evento reunirá cientistas políticos do Brasil e de outros país

14/10/2011 - 13:40

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais recebe na próxima quarta-feira (19/10/11), às 9 horas, a visita de um grupo de cientistas políticos do Brasil e de países como Argentina, México, Estados Unidos, Reino Unido e Uruguai, participantes do “1º Encuentro Internacional – Legislativos en América Latina: mirada crítica y agendas pendientes”. Além de conhecer a estrutura e os processos da Casa, os pesquisadores vão visitar as instalações da TV Assembleia e almoçar com o presidente da instituição, o deputado Dinis Pinheiro (PSDB). Os pesquisadores também receberão exemplares dos Cadernos da Escola do Legislativo, publicação acadêmica editada pela ALMG.

O evento, que acontece de 19 a 21 de outubro em Belo Horizonte, é uma iniciativa do Grupo de Estudos Legislativos (GEL), da Associação Latinoamericana de Ciência Política (Alacip) e da UFMG, por meio do seu Centro de Estudos Legislativos, vinculado ao Departamento de Ciência Política. Os objetivos são contribuir para a compreensão da dinâmica política e institucional das democracias na região e fomentar uma reflexão crítica sobre as aproximações teóricas e metodológicas a respeito do poder legislativo na América Latina.

A programação abordará discussões sobre os temas “Eleições, partidos e o legislativo”, as “Relações entre o Executivo e o Legislativo”, “Carreiras políticas, representações e seus impactos”, “Representação e Gênero”, entre outros. O consultor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, doutor em Ciências Sociais, Guilherme Wagner, será um dos palestrantes. Integrante do painel “Legislativos Subnacionales”, ele apresentará o trabalho “Tamanho de município e o desempenho no exercício da função fiscalizadora”. O encontro será na Reitoria da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6.627, Pampulha) e no Conservatório de Música da Universidade (Av. Afonso Pena, 1.534, Centro). Outras informações podem ser consultadas aqui.