Via Justiça discute situação de presos com problemas mentais

Programa debate Lei da Reforma Psiquiátrica e como os presos são tratados

13/10/2011 - 14:47

O programa Via Justiça desta semana aborda os dez anos da Lei da Reforma Psiquiátrica e a situação dos presos com doenças mentais no País. A edição vai ao ar nesta sexta-feira (14/10/11), às 23 horas, pela TV Assembleia. Os convidados são o desembargador da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Herbert Carneiro, e a psicóloga do Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário Portador de Sofrimento Mental, Gabriela Mansur. O programa é uma parceria da TV Assembleia com a Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis).

A Lei 10.216, de 2001, conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica, dispõe sobre a proteção e os direitos de pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. O objetivo é promover a inclusão social, a solidariedade e a dignidade de milhares de pessoas que sofrem de doenças mentais no Brasil.

De acordo com a lei, a internação só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes e o tratamento terá sempre a finalidade de reinserção social dos pacientes. Os convidados do Via Justiça vão discutir qual é a eficácia da norma, se ela tem alcançado seus objetivos, quais as dificuldades enfrentadas pelas famílias, entre outras questões.

O programa debate, ainda, o Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário Portador de Sofrimento Mental (PAI-PJ), do TJMG, que tem mostrado sucesso na reintegração social dos pacientes e baixos índices de reincidência.

Reprise – O Via Justiça será reapresentado neste sábado (15), às 16h30, e na segunda-feira (17), às 8h30. A TV Assembleia é transmitida pelo canal 11 da TV a cabo em Belo Horizonte. Para o interior do Estado, verifique a sintonia.