Conferência Estadual do Trabalho Decente é tema do Panorama

Secretário-adjunto de Estado de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo, é o convidado do programa desta terça (11).

11/10/2011 - 10:59

O secretário-adjunto de Estado de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo, é o convidado do programa Panorama, da TV Assembleia, desta terça-feira (11/10/11), às 19 horas. Ele faz um balanço da 1ª Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente, realizada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego que teve o apoio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, na última sexta-feira (7).

Para o secretário-adjunto, a 1ª conferência foi um sucesso. “Tivemos uma discussão em alto nível entre governo, empresários e trabalhadores. Houve momentos de tensão, como é natural nesses casos, mas a maturidade e a grande participação nas discussões surpreenderam positivamente”, afirma Hélio Rabelo.

O secretário-adjunto falou ainda sobre a importância das conferências municipais e regionais, realizadas antes da plenária final, em Belo Horizonte. Segundo ele, a comissão organizadora da conferência vai se transformar em comissão permanente para continuar as discussões sobre o trabalho decente, mesmo depois da conferência nacional, prevista para maio do ano que vem, em Brasília. “É necessário não só debater mas também colocar as propostas em prática”, afirmou Rabelo.

Sessenta delegados mineiros, sendo 18 representando o governo, 18 em nome dos empresários, 18 representantes de trabalhadores e 6 da sociedade civil vão levar as 32 propostas mineiras para a conferência nacional. Entre as propostas, estão iniciativas para a qualificação profissional, a universalização da educação em tempo integral, a igualdade de tratamento entre homens e mulheres e a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, entre outras reivindicações.

Reprises – O programa Panorama será reapresentado na madrugada desta quarta-feira (12), à 1 hora; e na sexta (14), às 8h30min e às 19 horas. A TV Assembleia é transmitida pelo canal 11 da TV a cabo em Belo Horizonte. Para saber a sintonia no interior, verifique no site www.almg.gov.br