Nova diretoria da Abrajet/MG recebeu homenagem da ALMG
Entidade foi convidada a se tornar parceira na divulgação dos projetos ligados ao setor
10/10/2011 - 22:00A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou, na noite desta segunda-feira (10/10/11), uma Reunião Especial em homenagem à nova diretoria e ao novo conselho consultivo da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo de Minas Gerais (Abrajet/MG), eleitos para o biênio 2011/12. A comemoração aconteceu no Plenário e foi motivada por requerimento do presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da ALMG, deputado Tenente Lúcio (PDT). O novo presidente da entidade é o jornalista João Carlos Amaral. A posse da nova diretoria aconteceu no Salão Nobre pouco antes da Reunião Especial e contou com a participação do governador em exercício, Alberto Pinto Coelho.
Em seu pronunciamento, o deputado destacou a importância do trabalho desenvolvido pela imprensa ligada ao turismo, principalmente nesse período que antecede a Copa do Mundo de 2014. Tenente Lúcio afirmou que esse evento esportivo, aliado às Olimpíadas de 2016, "poderão colocar o País e sobretudo Minas Gerais na linha de frente do turismo mundial nas próximas décadas".
O deputado aproveitou a oportunidade para convidar a entidade a se tornar parceira do poder público no Estado. Segundo ele, um vínculo maior entre o governo e a mídia especializada no turismo poderá garantir "o suporte necessário como fonte de informação para os trabalhos realizados pela Secretaria de Turismo e por este Parlamento, especialmente para a divulgação dos projetos de interesse turístico em tramitação nesta Casa". Ao desejar sucesso à nova gestão da Abrajet/MG, Tenente Lúcio lembrou que o novo presidente foi, durante muitos anos, jornalista da TV Assembleia, atuando como âncora no Plenário.
Momento é favorável à divulgação do turismo no Estado
O deputado Duarte Bechir (PMN) representou e transmitiu a mensagem do presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB). Lembrando também a proximidade da Copa do Mundo, ele afirmou que “o momento é propício para divulgarmos nosso potencial turístico e construirmos a estrutura necessária para seu melhor aproveitamento, tendo em vista o efeito irradiador da escolha de Belo Horizonte como uma das sedes dos jogos da Copa”.
Ao se referir à Abrajet/MG, o presidente salientou que trata-se de uma entidade que reúne profissionais especializados que desempenham um papel fundamental para o incremento do setor. “São eles que nos apontam as principais atrações turísticas de Belo Horizonte, de Minas Gerais, do Brasil e de países espalhados pelo mundo inteiro”, destacou o presidente em sua mensagem lida por Duarte Bechir.
O jornalista João Carlos Amaral recebeu das mãos dos deputados Duarte Bechir e Tenente Lúcio uma placa comemorativa. Em seu discurso, o novo presidente da Abrajet agradeceu a homenagem e citou 12 metas que integram o projeto estratégico da entidade para o próximo biênio. Entre esses objetivos estão a valorização da marca da Abrajet, a criação de um novo portal na internet e a concretização de novas parcerias. Criada em 1983 no Estado, a entidade reúne jornalistas especializados na divulgação do turismo em Minas Gerais. A Abrajet/MG integra também o Conselho Estadual de Turismo e o Fórum Estadual de Turismo.
Quem também se manifestou na tribuna foi o secretário extraordinário de Estado da Copa, Sérgio Barroso. Ele garantiu que Minas Gerais está à frente de todos os demais Estados em termos de preparação para o mundial, tanto na infraestrutura aeroportuária quanto na reforma do Mineirão e nas obras viárias. Segundo ele, 28 hovos hotéis estão sendo construídos na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Compuseram a mesa ainda a defensora pública geral do Estado, Andréa Tonet, o presidente da Abrajet, Hélcio Estrella, o vice-presidente do Belo Horizonte Convention Bureau, Ernane Castro, o secretário extraordinário de Estado da Copa de 2014, Sérgio Barroso, o presidente da Associação Brasileira da Agências de Turismo, José Maurício de Miranda Gomes, a empresária e diretora da Associação Comercial de Minas, Maria Elizabeth Marques Ribeiro, o diretor da Belotur, Artur Viana, o superintendente da Associação Mineira de Municípios, Gustavo Persichini, e o vice-presidente da Cemig, Arlindo Porto. A homenagem contou ainda com a participação da cantora Mônica Dalmásio, que interpretou o Hino Nacional Brasileiro e a música "Oh, Minas Gerais!".