Programa da TV Assembleia aborda o autismo
Panorama traz como assunto transtorno que afeta a capacidade de comunicação
05/10/2011 - 15:00O autismo é um transtorno de desenvolvimento que faz com que as pessoas tenham alterações que afetam a capacidade de comunicação, de estabelecer relacionamentos e de comportamento. O Panorama desta quarta-feira (5/10/2011) discute esse assunto com o psiquiatra infantil Walter Camargos Júnior e com a presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Maria Cristina Abreu Domingos Reis. O programa vai ao ar pela TV Assembleia às 19 horas.
Para o psiquiatra Walter Camargos, quanto mais cedo for diagnosticado o autismo, maiores são as chances de melhora no desenvolvimento da pessoa ao longo da vida. “O autismo é um problema comportamental. Não existe autista 24 horas por dia. O atraso no desenvolvimento é principal característica do autismo e até os quadros mais graves podem melhorar”, afirmou o médico. Para ele, também é fundamental capacitar os profissionais das redes municipais de saúde para conseguir fazer o diagnóstico precoce do transtorno.
Já a presidente do Conselho de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Maria Cristina Reis, chamou a atenção para a acessibilidade e a inclusão dos autistas. “ É importante que as pessoas com deficiência sejam vistas como seres participantes. A sociedade tem que saber recebê-las”, disse. No programa também foram debatidos aspectos sobre o dia a dia das famílias que acompanham os autistas, os altos custos para o tratamento, que não são cobertos pelo sistema público de saúde, e a ampliação da rede de atendimento no Estado.
Reprises - O programa Panorama será reapresentado na madrugada desta quinta-feira (6), à 1 hora; e no sábado (8), às 14 e às 22 horas. A TV Assembleia é transmitida pelo canal 11 da TV a cabo em Belo Horizonte. Para saber a sintonia no interior, verifique no site www.almg.gov.br.