Programa Panorama debate influência do clima na saúde
O perigo das mudanças bruscas de temperatura é tema de debate no programa que vai ao ar nesta terça (4)
04/10/2011 - 17:12A edição desta terça-feira (4/10/11) do Panorama debate o impacto das variações climáticas na saúde. Participam do programa o Coordenador do Grupo Ar e Saúde, da UFMG, Antônio Leite Alves, e o Gerente de Energia e Mudanças Climáticas da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Felipe Nunes.
“Quando há mudanças bruscas de temperatura ao longo do dia, você agride os sistemas reguladores e isso favorece, sobretudo, a invasão de bactérias e vírus oportunistas, aumentando a incidência de doenças respiratórias. Nos organismos mais debilitados, há possibilidade de infecções bacterianas e pneumonias”, explica o médico do Grupo Ar e Saúde, Antônio Leite. Para o gerente de Energia e Mudanças Climáticas da Feam, Felipe Nunes, a tendência é que essas alterações aconteçam de forma mais frequente e intensa. “O clima não é constante e possui uma variabilidade natural. Só que nós humanos não percebemos essa variação. Mas a ciência tem nos mostrado hoje que a tendência é de alterações climáticas de maior severidade nos próximos anos”, alerta Nunes.
O programa fala ainda do impacto ambiental provocado pelos incêndios florestais ocorridos no Estado, nas últimas semanas, resultado do tempo seco e da baixa umidade do ar, e dos riscos do período chuvoso que se inicia nas próximas semanas. O Panorama é exibido pela TV Assembleia nas terças, às 19 horas; quartas, à 1hora da manhã; e na sexta, às 8h30 e 19 horas.