Comissão discute construção de estrada em reserva ambiental
Para debater a possibilidade de municipalização de trecho da MG-329, da estrada Caratinga/Bom Jesus do Galho, a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza audiência pública em Caratinga (Rio Doce). A audiência será nesta quarta-feira (21/9/11), às 10 horas, na Câmara municipal (rua Raul Soares, 145), e foi solicitada pelo presidente da comissão, deputado Adalclever Lopes (PMDB).
Os deputados querem debater também a possível invasão da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) "Feliciano Miguel Abdalla" pelas obras da BR-474, com a manutenção do atual projeto executivo. As obras foram interrompidas no trecho da reserva e um desvio foi proposto. Segundo o deputado Adalclever Lopes, técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) afirmaram que, por economia, a estrada prosseguiria nas terras da reserva, o que desagradou membros da Sociedade para a Preservação do Muriqui, "Preserve-Muriqui", entidade que administra a RPPN.
Reserva Feliciano Miguel Abdalla - A reserva foi criada em 2001 por Miguel Feliciano Abdalla e conta com 957 hectares de Mata Atlântica preservados há mais de 60 anos. Ali foram identificadas quase mil espécies da flora, sendo que 25 estão na lista das ameaçadas de extinção. Além disso, estão catalogadas mais de 340 espécies da fauna, sendo 216 de aves. A reserva abriga o maior primata das Américas, o muriqui do norte. A espécie conta com cerca de mil indivíduos na natureza, sendo que um terço dessa população está nas matas da RPPN Feliciano Abdala, sede da Estação Biológica de Caratinga (EBC).
Convidados - Foram convidados para a audiência o prefeito de Caratinga, João Bosco Pessine Gonçalves; o presidente da Câmara municipal, João Roberto Leodoro; o superintendente da 6ª Unidade do Dnit, Sebastião Donizete de Souza; o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas (DER-MG), José Elcio Santos Monteze; a secretária de Planejamento e Fazenda de Caratinga, Angelita Carla Nacife Ferreira Lélis; e o proprietário da Fazenda Montes Claros, em Caratinga, Roberto Abdalla.
|