Projeto incentiva programa de tratamento de dependente químico

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais já pode analisar, em 1º turno, o Projeto de Lei (PL) 218/11, do ...

14/09/2011 - 00:01
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Projeto incentiva programa de tratamento de dependente químico

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais já pode analisar, em 1º turno, o Projeto de Lei (PL) 218/11, do deputado Elismar Prado (PT), que dá desconto para empresas devedoras que apoiarem programa de tratamento de dependentes químicos. O projeto foi analisado na tarde desta quarta-feira (14/9/11) pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária, sendo aprovado parecer favorável do relator, deputado João Vítor Xavier (PRP), com as emendas nºs 1 a 3, da CCJ, e ainda com a emenda nº 4, apresentada por ele.

Originalmente, a matéria concede 50% de desconto sobre o valor das multas e dos juros de mora a devedores de tributos inscritos em dívida ativa até 31/12/06 que apoiem financeiramente programa de recuperação de dependentes no Estado. A emenda nº 4 altera esse prazo para "pelo menos um ano antes do requerimento de concessão". Essa emenda, de acordo com o relator, busca tornar flexível a data de inscrição em dívida ativa do crédito tributário objeto do incentivo. Já as emendas de nºs 1 a 3 fazem ajustes, mas mantêm a intenção do texto original.

Funpren - Além de prever o desconto, o projeto também altera a Lei 12.462, de 1997, que cria o Fundo Estadual de Prevenção, Fiscalização e Repressão de Entorpecentes (Funpren). Com isso, permite que os recursos do fundo sejam também utilizados por aqueles que desenvolvem projetos para a recuperação de dependentes de drogas.

Conforme o artigo 2º do projeto, mantido pelo relator, poderá ser beneficiado por repasses do fundo: "programa ou serviço de atenção, tratamento, recuperação, reinserção social e ocupacional e redução de danos sociais e à saúde de pessoas com transtornos decorrentes do uso ou abuso de substâncias psicoativas, realizado no âmbito hospitalar ou extra-hospitalar, por entidade ou organização pública, não governamental ou privada, inclusive por meio de parceria ou convênio, em conformidade com as normas estabelecidas pela legislação federal e estadual para o seu funcionamento e cadastramento".

Outros projetos foram analisados pela comissão nesta terça-feira. Para conferir o resultado completo da reunião, basta acessar o site www.almg.gov.br, na página Atividade Parlamentar/Comissões.

Presenças - Deputados Zé Maia (PSDB), presidente; João Vítor Xavier (PRP), Antônio Júlio (PMDB), Sargento Rodrigues (PDT), Gustavo Corrêa (DEM) e Rômulo Viegas (PSDB) e deputada Maria Tereza Lara (PT).

 

 

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715