Projeto de segurança em piscinas recebe novas sugestões de emenda

O Projeto de Lei (PL) 644/11, do deputado Doutor Viana (DEM), que determina a obrigatoriedade de colocação de disposi...

13/09/2011 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Projeto de segurança em piscinas recebe novas sugestões de emenda

O Projeto de Lei (PL) 644/11, do deputado Doutor Viana (DEM), que determina a obrigatoriedade de colocação de dispositivos para interromper o processo de sucção em piscinas, para evitar acidentes, teve parecer de 1º turno aprovado nesta terça-feira (13/9/11), pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A relatora, deputada Maria Tereza Lara (PT), opinou pela aprovação com as alterações que substituem o projeto original (Substitutivo nº 2) e pela rejeição do Substitutivo nº 1, apresentado anteriormente pela Comissão de Constituição e Justiça.

Originalmente, a proposição determina a instalação de dispositivo para interromper o processo de sucção em piscinas de uso coletivo localizadas em clubes, condomínios, hotéis, academias e entidades assemelhadas. O Substitutivo 2 amplia a exigência para todas as piscinas, inclusive particulares, e especifica que devem seguir as normas já definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Também amplia a multa para quem descumprir a lei, para 3 mil Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) e estabelece o prazo de 180 dias para que sejam feitas as adequações.

O substitutivo rejeitado manteve a exigência somente para as piscinas de uso comum, além de especificar que as medidas também devem ser adotadas nesse tipo de piscina que for construída a partir da data de publicação da lei. Apresentou, ainda, sugestão de multa de 2 mil Ufemgs e retirou o dispositivo determinando que o Corpo de Bombeiros ficaria responsável pela fiscalização e autuação das entidades que descumprissem a norma.

Audiência pública - Durante a reunião, a comissão também aprovou requerimento dos deputados Ivair Nogueira (PMDB) e Maria Tereza Lara para realizar audiência pública no município de Betim para debater a violência na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Presenças - Deputados João Leite (PSDB), presidente, e Cássio Soares (PRTB) e deputada Maria Tereza Lara (PT), vice-presidente.

 

 

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715