Monitoramento do PPAG é um dos destaques da semana

Audiências de monitoramento do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), dois encontros regionais do Seminário L...

09/09/2011 - 00:03
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Monitoramento do PPAG é um dos destaques da semana

Audiências de monitoramento do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), dois encontros regionais do Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade e um Debate Público são os principais destaques da semana (12 a 16/9/11) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Na segunda-feira (12), a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial realiza um Debate Público para discutir a Política Nacional para a Cadeia Produtiva do Leite, atendendo a requerimento do deputado Antônio Carlos Arantes (PSC). O debate será realizado no Plenário, a partir das 14 horas. De acordo com o deputado, a reunião pretende avaliar e propor medidas sobre a produção de leite no mercado nacional.

Também serão discutidos a fixação de preços para produtores; o combate aos cartéis na produção do leite; o estabelecimento de mecanismos de proteção do mercado interno de importação de produtos subsidiados e a definição de carga tributária sobre leite in natura com ênfase para a demanda de Minas Gerais.

Comissões recebem gerentes de projetos estruturadores

Sete comissões realizam nesta semana reuniões de monitoramento do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2008/2011, uma das leis que compõem o sistema orçamentário do Estado.

As reuniões começam na quarta-feira (14), quando cinco comissões vão receber gerentes de projetos estruturadores do PPAG em diversas áreas de atuação. As primeiras reuniões serão realizadas pelas Comissões de Saúde, no Plenarinho IV, e de Educação, Ciência e Tecnologia, no Teatro, ambas às 9h30, e atendem a requerimento dos deputados Carlos Mosconi (PSDB) e Bosco (PTdoB), respectivamente.

Na parte da tarde, às 14h30, será a vez de outras três comissões debaterem a execução dos programas do PPAG. As reuniões serão realizadas pelas Comissões de Cultura, no Plenarinho I, a requerimento do deputado Elismar Prado (PT); de Política Agropecuária e Agroindustrial, no Plenarinho IV, a requerimento do deputado Antônio Carlos Arantes; e de Trabalho, da Previdência e da Ação Social, no Teatro da Assembleia, atendendo a solicitação da deputada Rosângela Reis (PV).

As reuniões de monitoramento do PPAG continuam na quinta (15), quando as Comissões de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, atendendo a requerimento do deputado Adalclever Lopes (PMDB), e de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo, por solicitação do deputado Tenente Lúcio (PDT), se reúnem com convidados, a partir das 9h30. As reuniões serão no Plenarinho I e no Auditório, respectivamente.

O PPAG define diretrizes e metas da administração para um período de quatro anos e passa anualmente por um processo de revisão. Este é o momento em que se verifica se as ações previstas foram implementadas, sendo também a oportunidade da sociedade e dos parlamentares debaterem a aplicação dos recursos orçamentários previstos e sugerirem mudanças, a partir do monitoramento das ações que compõem os programas do PPAG.

Seminário discute desigualdade em Governador Valadares e Patos de Minas

Mais dois encontros regionais dão seguimento na próxima semana ao Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade, que está sendo realizado pela Assembleia desde o dia 5 de setembro. Na terça-feira (13), às 8 horas, o seminário chega a Governador Valadares, onde parlamentares, convidados e sociedade discutirão questões ligadas ao desenvolvimento socioeconômico da região. O encontro será no Auditório da Fadivale (Rua Dom Pedro II, 244, Centro).

Na sexta (16), o evento será realizado em Patos de Minas, também a partir das 8 horas, no Salão do Juri do Bloco C (2° piso) da Unipam (Rua Major Gote, 808, Centro). As inscrições para o encontro de Patos de Minas podem ser feitas pelo site da Assembleia (www.almg.gov.br) até quarta-feira, dia 14.

O seminário tem a finalidade de buscar soluções para o combate à pobreza e para o enfrentamento das desigualdades, e está dividido em 11 etapas regionais. A etapa final do evento está marcada para os dias 24 a 26 de outubro, em Belo Horizonte.

Comissão debate possível falha em inquérito policial

A Comissão de Direitos Humanos, a requerimento do deputado Durval Ângelo (PT), realiza audiência pública na segunda-feira (12), com o intuito de debater a denúncia de possíveis falhas no inquérito policial e na instrução criminal referente ao processo em que figura como réu Carlos Henrique Pereira, entre outros. A reunião acontecerá no Auditório, às 14 horas.

Solenidades - Também na segunda acontecerá a solenidade de entrega da medalha Presidente Juscelino Kubitschek, em Diamantina, às 10 horas. A comenda, dividida nas categorias Grande Medalha e Medalha de Honra, é concedida às personalidades e instituições que contribuem para o desenvolvimento de Minas e do País.

Às 20 horas, o Plenário realiza Reunião Especial em homenagem à Fábrica de Cimento Liz, pelos 35 anos de inauguração de suas fábricas em Vespasiano e Lagoa Santa. O requerimento é do presidente da Assembleia, deputado Dinis Pinheiro (PSDB). Na quinta-feira (15) será realizada outra Reunião Especial, desta vez em comemoração aos 150 anos do município de Oliveira. A solenidade será no Plenário, a partir das 20 horas, e foi solicitada pelo deputado Sávio Souza Cruz (PMDB).

Lixões e pesca esportiva são temas de audiências

Na terça-feira (13) a situação dos lixões e aterros sanitários do Estado será discutida pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, às 10 horas, no Auditório. O requerimento é do deputado Célio Moreira (PSDB), que disse estar preocupado com as dificuldades dos municípios para cumprir a meta da Política Nacional de Resíduos Sólidos, de erradicação dos lixões em todo o País até 2014.

Atualmente, segundo informações do programa Minas sem Lixões, do Governo do Estado, 312 municípios ainda depositam seus resíduos sólidos a céu aberto. Outros 289 municípios dispõem de aterros controlados, que não evitam a contaminação de lençóis freáticos nem a poluição do ar. Apenas 69 municípios contam com aterros sanitários, enquanto outros 127 tratam seus resíduos em usinas.

Ainda na terça, a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo vai a Sacramento para discutir a pesca esportiva no Estado. A reunião atende a requerimento do deputado Tenente Lúcio (PDT) e será realizada às 10h15, no Parque Náutico da Jaguara.

Saúde na escola - As Comissões de Saúde e de Educação, Ciência e Tecnologia também se reúnem na terça, às 14h30, no Auditório, para discutir o Programa Bom Começo: Programa de Acompanhamento da Saúde na Escola, uma ação social empreendida pela Fundação Hospital de Olhos (Holhos). O requerimento é do deputado Almir Paraca (PT).

O programa é um projeto social direcionado para a erradicação dos distúrbios de aprendizagem relacionados à visão, em especial a dislexia e a síndrome de Irlen, que, somadas a outros problemas visuais, aparecem como co-responsáveis pelos altos índices de repetência e evasão escolar observados no Brasil, segundo a Fundação Holhos.

A última audiência de terça será a da Comissão de Esporte, Lazer e Juventude, que vai debater a campanha Abre a Copa Mineirão. A reunião foi solicitada pelo deputado Carlin Moura (PCdoB) e será realizada às 15 horas, no Plenarinho II.

Conselhos Tutelares - Na sexta-feira (16) a Comissão de Participação Popular vai a Pouso Alegre para debater as emendas populares ao PPAG que fortaleçam a atuação dos Conselhos Tutelares em Minas Gerais, atendendo a solicitação do Fórum Mineiro de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares. A reunião, solicitada pelo deputado Ulysses Gomes (PT), será às 13 horas, no Clube Literário e Recreativo de Pouso Alegre.

Visitas - A Comissão de Direitos Humanos vai à Ouvidoria de Polícia de Minas Gerais com os sindicalistas José Luiz Rodrigues e Beatriz da Silva Cerqueira, para apresentar denúncia de intimidação por parte de agentes não identificados, em carro com placa descaracterizada. A visita será realizada na segunda-feira (12), às 10 horas e atende a requerimento do deputado Rogério Correia (PT).

Na quarta-feira (14), a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização realiza visita à Copasa, com a finalidade de debater a relação da companhia com os Municípios mineiros no que se refere aos serviços prestados à população. A visita acontece às 16h30 e atende a solicitação do deputado Almir Paraca.

Projeto Assembleia Solidária será lançado na quarta-feira

O Legislativo mineiro lança na próxima quarta-feira (14) o Assembleia Solidária, projeto voltado para a mobilização em torno de causas sociais. A solenidade acontecerá no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, às 9 horas. Na ocasião também será apresentada a agenda do projeto para 2011.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

Rua Rodrigues Caldas,30 :: Bairro Santo Agostinho :: CEP 30190 921 :: Belo Horizonte :: MG :: Brasil :: Telefone (31) 2108 7715