Escolas têm até 12/9 para enviarem textos para o Concurso de Redação

Termina na segunda-feira (12/9/11) o prazo para as escolas públicas de Minas participarem do Concurso de Redação "Eu,...

06/09/2011 - 00:02
Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais
 

Escolas têm até 12/9 para enviarem textos para o Concurso de Redação

Termina na segunda-feira (12/9/11) o prazo para as escolas públicas de Minas participarem do Concurso de Redação "Eu, minha cidade e os 300 Anos do Ciclo do Ouro em Minas", promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a Secretaria de Estado de Educação (SEE). O concurso pretende estimular os estudantes a relacionarem a história de Minas Gerais com o momento atual das cidades e regiões onde vivem, por meio da reflexão sobre os elementos que constituem a identidade mineira. Até o mês de julho, mais de 700 redações haviam sido inscritas no concurso.

As redações participantes devem ser enviadas para a Superintendência Regional de Ensino (SRE) a que a escola está vinculada, sendo considerada a data de postagem ou remessa do material. Podem participar alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. A escola deve encaminhar dois textos, um por categoria do concurso (6º ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio).

Cada superintendência terá até o dia 24 de outubro para selecionar as duas redações vencedoras e encaminhá-las à Secretaria de Educação. A relação dos alunos vencedores e suas respectivas escolas será divulgada no dia 10 de novembro de 2011, nos sites da Assembleia (www.almg.gov.br) e da Secretaria de Estado da Educação (www.educacao.mg.gov.br). A premiação será nos dias 13 e 14 de dezembro, na Assembleia.

Premiação - Serão premiados 94 estudantes, dois de cada SRE, sendo 47 do ensino fundamental e 47 do ensino médio de escolas públicas federais, estaduais e municipais. Eles vão receber um notebook e terão suas redações publicadas em livro que será editado pela ALMG. Os professores que orientarem a elaboração das redações e as escolas dos ganhadores do concurso também serão premiadas com um notebook.

Para participar do concurso, a escola não precisa se inscrever previamente, basta enviar os textos para a respectiva SRE no prazo determinado. Cada estudante poderá participar com apenas uma redação, a ser produzida em sala de aula, sob orientação do professor. Os critérios considerados na avaliação são coerência com o tema, originalidade, organização das ideias e correção gramatical, entre outros. Só serão aceitas redações manuscritas com caneta de tinta preta ou azul. No hotsite do concurso, no site da ALMG, estão disponibilizados o edital, dicas de redação e leitura para a elaboração dos textos e outras informações.

 

 

Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br

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