ALMG discutirá criação de unidade dos Bombeiros no Belvedere

Reunião conjunta das comissões de Meio Ambiente e de Assuntos Municipais será na terça-feira (4)

30/09/2011 - 10:00

A possibilidade de instalação de uma unidade do Corpo de Bombeiros no bairro Belvedere, em Belo Horizonte, será discutida em uma audiência pública conjunta das Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A reunião, que atende a requerimento do deputado Fred Costa (PHS), acontece na próxima terça-feira (4/10/11), às 10h15, no Plenarinho I. Além disso, os deputados pretendem conhecer o trabalho realizado pela Brigada 1 – Combate Voluntário a Incêndios Florestais.

De acordo com a justificativa do autor do requerimento, o risco de incêndios é constante na região do Belvedere, Zona Sul de Belo Horizonte, ameaçando os condomínios horizontais situados no entorno da rodovia MG-030, limite entre a Capital e a cidade de Nova Lima. A existência de uma unidade dos Bombeiros naquele bairro, segundo Costa, agilizaria o combate a focos de incêndio no local.

Belo Horizonte conta com dois batalhões de Bombeiros. Um fica na avenida Antônio Carlos, Região Norte, e o outro na avenida Afonso Pena, na Região Sul. Há ainda um batalhão no bairro Eldorado, em Contagem (Região Metropolitana). A Brigada 1, criada em 2001, é uma ONG sediada em Belo Horizonte que conta com mais de 80 voluntários treinados para prevenir e combater incêndios florestais.

Convidados – Para a reunião foram convidados o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais, coronel Sílvio Antônio de Oliveira Melo; o secretário Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, Antônio Sérgio Lima Braga; a secretária Municipal de Meio Ambiente de Nova Lima, Cátia Romilde Gusso; o presidente da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere, Ubirajara Pires Glória; o presidente da Frente de Associações e Condomínios em Defesa do Vetor Sul, Walmir de Castro Braga; a presidente da Associação para a Proteção Ambiental do Vale do Mutuca (Promutuca), Gisele Kimura; e a presidente da Associação Comunitária Residencial Bosque do Jambreiro, Andreia Porto.