Assembleia Solidária entrega donativos a idosas

Lar da Vovó e Lar dos Idosos Santa Tereza e Santa Terezinha receberam a visita do projeto da ALMG

29/09/2011 - 13:33

Duas instituições que abrigam idosas receberam, nesta quinta-feira (29/9/11), material de higiene pessoal recolhido em campanha realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e entidades parceiras, em função das comemorações do Dia do Idoso, em 1º de outubro. A campanha integra o projeto Assembleia Solidária, organizado pela ALMG e que procura atrair a sociedade para ações conjuntas de apoio à população carente.

As duas instituições visitadas são de Belo Horizonte: o Lar da Vovó (Asilo Nossa Senhora da Piedade), no bairro Jardim Paquetá; e o Lar dos Idosos Santa Tereza e Santa Terezinha, no bairro Santa Tereza. No Lar da Vovó, são 40 idosas, entre 62 e 99 anos, a maior parte com problemas de saúde, tais como o mal de Alzheimer. No Santa Terezinha, são 16 idosas, entre 80 e 106 anos de idade.

Segundo suas dirigentes, as duas instituições lutam para se manter. "Gastamos, no mínimo, R$ 100 mil por mês para manter a instituição. Estamos sempre em busca de ajuda, por isso, tudo que chega é importante e muito bem vindo", afirmou Maria Isaura de Almeida, atual vice-presidente e filha dos fundadores do Lar da Vovó, criado em 1969. Ela recebe R$ 15 mil mensais da Prefeitura de Belo Horizonte. Já o Santa Terezinha depende integralmente de doações ou de contribuições das famílias e das internas.

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Fred Costa (PHS) se disse preocupado com a falta de instituições que possam abrigar os idosos desamparados. Apenas o Lar da Vovó tem uma lista de espera com 30 nomes. "Essa situação vai se agravar com o envelhecimento da população. O Legislativo precisa pensar em políticas públicas para idosos, voltadas para saúde, entretenimento e lazer. Ações como a Assembleia Solidária demonstram o comprometimento do Parlamento com questões sociais, aproximando-o mais da população", afirmou.

No Lar da Vovó, também participou da visita o presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários da ALMG (Sicoob-Cofal), Cristiano Félix dos Santos Silva. No Santa Terezinha, participou o presidente da Associação dos Servidores Aposentados da ALMG (Aplemg), Lúcio Antônio de Souza. As duas instituições são parceiras do Legislativo no projeto Assembleia Solidária, assim como a Associação dos Servidores do Legislativo do Estado de Minas Gerais (Aslemg) e o Sindicato dos Servidores da ALMG (Sindalemg). Voluntários, servidores e funcionários das instituições parceiras também participaram das visitas.

De acordo com a gerente-geral de Relações Públicas e Cerimonial da ALMG, Luísa Luna, o projeto Assembleia Solidária procura unificar as ações beneficientes da ALMG e das quatro entidades parceiras. Além das campanhas usuais de cada instituição, anualmente haverá duas ações especiais. Em 2011, além da campanha dos idosos, também está programada uma para as crianças, em outubro.